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Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Plano de aula para o 2ª ano -Estimulando a consciência fonológica/Plano de aula alfabetização

Plano de aula:

Estimulando a consciência fonológica!!!



O trabalho visando o desenvolvimento e aquisição da consciência fonológica deve permear todas as atividades do dia a dia.

1º Momento: Atividades no pátio:


Acolhimento- fila – Oração

Músicas diversas (Em nossa escola, os alunos da educação infantil ao 1º ano do ensino fundamental cantam diversas músicas junto as professoras, ates de entrar para a sala. É interessante porque um aluno socializa com o outro e as professoras aprendem uma com as outras... o ritmo, sugestões de músicas, etc.).

·      Músicas de boa tarde!
                 BOA TARDE MEUS COLEGUINHAS
Boa tarde, meus coleguinhas.
De volta à escola estou.
Deixei a mamãe em casa.
Sua amiga agora sou.
Palma, palma, palma,
Pé, pé, pé,
Roda, roda, roda,
Nossa escola alegre é!

A Casa do Zé  (Bia Bedran)

Pra entrar na casa do Zé
Tem que bater o pé
Pra entrar na casa do Zé
Tem que bater o pé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Mas você tem que bater palmas também
Mas você tem que bater palmas também
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar  ....

2º Momento:  Explorar os cartazes na sala  de aula
·        Alfabeto ( leitura em ordem crescente, decrescente, só as vogais, só as consoantes...o que podemos escrever com a inicial A?  F? H?)

·        Chamada: Nomes dos alunos. Quem faltou? Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos ao todo?
Rimas com os nomes dos alunos faltosos. João faltou da aula para ...(comprar pão, andar de caminhão).

Outra sugestão!!!No momento da chamada, chamar e escrever o nome do aluno no quadro, por ex: “Rafael, termina em “el”, estimular as crianças a repetirem a silaba “el” e verificar a existência de mais alunos presentes com o nome com esta terminação, como: Daniel, Gabriel, etc. Fazer isso, alternando durante a semana, com todos os nomes da chamada, usando também a sílaba inicial do nome e nomes que rimam...etc.

·        Casinha de numerais ( ler em ordem crescente de 1 em 1,  2 em 2,  3 em 3,  5 em 5 ... ir aumentando as dificuldades).

     Tempo: Observar se o tempo está ensolarado, nublado ou chuvoso.

    Dicas:  Trabalhando a Janelinha do tempo, dialogando com os alunos, como por exemplo: Esta um dia chuvoso, questionar os alunos sobre o som da chuva, como: Chuá chuá. Escrever no quadro a palavra Chuá, que refere-se a representação do som repetido pelas crianças. Outro ex: o som do trovão: Trooom!  Aproveita-se pra trabalhar o som “tr” o qual as crianças possuem dificuldades pra pronunciar, assim, busca-se outras palavras com “tr” como trator, estrada, trovão, trabalho. Estimular as crianças a repetir cada palavra e fazer exercícios orais “trrrrr” mostrando a localização da língua durante esta pronúncia.

 3º Momento:
Trabalhando com diferentes gêneros.
 Parlenda: GALINHA CHOCA


GALINHA CHOCA
COMEU MINHOCA
SAIU PULANDO 
QUE NEM PIPOCA

 Ler coletivamente a parlenda
 - Só as meninas.. só os meninos.
-Solicitar ao aluno ( Carlos)  para apontar as rimas.
 -Observe:  CHOCA, MINHOCA E PIPOCA . Qual é o pedacinho que se repete nas 3 palavras?




Gosto de contar a historinha da  Sandra Puliezi ,desenhando no quadro,para os alunos compreenderem as sílabas complexas (LH e NH)


Texto para ler circular  as rimas e colar no caderno.
 Texto fatiado para recortar , ordenar e colar no caderno.( Para ser trabalhado no decorrer da semana, cada dia uma dificuldade ,ou seja, fatiado em unidades menores).

Lembre  de aguçar a consciência fonológica em todas as atividades.


 Solicitar para que leia o texto, em casa, para a família.


 4º Momento:Hora da informação!!!

Em todas as atividades é preciso estimular a consciência fonológica.

 .TEXTO INFORMATIVO SOBRE A GALINHA

A GALINHA É UMA AVE DOMÉSTICA. A RELAÇÃO DOS  HUMANOS COM AS AVES É ANTIGA.
DURANTE SÉCULOS, AVES SELVAGENS SERVIRAM DE ALIMENTO E SUA PLUMAGEM ERA UTILIZADA PARA A CONFECÇÃO DE ROUPAS E TRAVESSEIROS.
AS GALINHAS FORNECEM CARNE, OVOS, PENAS E OUTROS PRODUTOS. A FÊMEA ADULTA É CHAMADA DE GALINHA, O MACHO ADULTO DE GALO, E O JOVEM GALO DE FRANGO. OS FILHOTES SÃO CHAMADOS DE PINTOS OU PINTINHOS. OS GALOS CANTAM, AS GALINHAS CACAREJAM E OS PINTINHOS PIAM. AS  GALINHAS SÃO ANIMAIS OVÍPAROS.


 5º Momento:        
Jogos: Em duplas procurar e colorir de vermelho as palavras com NH, de verde as com LH, de  amarelo as com CH.



Outros jogos interessantes para desenvolver a consciência fonológica!


   











6º Momento: Leitura deleite

















          Interpretação oral do texto:


    7º Momento:                  
Atividades matemáticas!

 COMPLETE, DESENHANDO OS OVOS ATÉ A QUANTIDADE SUGERIDA.

              ESCREVA A PALAVRA NUMÉRICA:

25___________________                             18___________________
10__________________                               20___________________

 Lista de palavras, ditados, escrita de números por extenso, tudo isso leva a reflexão e aquisição da escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica.

   8º Momento:Produção de texto.

Ditado das palavras trabalhadas.



9º Momento:

Brincadeiras no pátio:


Este navio está levando um (a)...
Materiais:
★ Bola ou saquinho com grãos para atirar.


 Objetivos:
★ Ensinar as crianças a responder rapidamente



1. Peça que as crianças sentem-se em círculo. 
2. Para começar o jogo, diga: "O navio está levando um melão". 
3. A seguir, jogue a bola para alguma criança do círculo. Ela deverá pensar em outra carga para o navio levar e que rime com melão, como "o navio estão levando um botão", e jogar a bola de volta para você. 
4. Repetindo sua rima original (o navio está levando um melão), jogue a bola para outra criança, a qual deverá pensar em uma terceira carga (pão, por exemplo). 
5. Continue o jogo até que as crianças não tenham mais rimas. Então recomece com uma nova rima. 
6. Quando as crianças estiverem boas nas rimas, cada uma pode atirar a bola para outra em vez de atirá-la de volta para você.

Avaliação:Avaliar a escrita de palavras e frases.

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