Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

sábado, 17 de outubro de 2015

Plano de aula: Alimentação 4º e 5º anos

Plano de aula: Alimentação Saudável

Objetivos


  • Estudar e montar a piramide alimentar
  • Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Refletir sobre seus próprios hábitos alimentares;
Iniciar com a leitura deleite do livro : 
                      
                  "O Sanduíche da Maricota"
































Análise de uma pirâmide alimentar!!!

Conversar sobre as piramides de um tempo atrás e as atuais.

  • Quais foram as mudanças?
  • O que permaneceu igual?

                   Montar uma pirâmide coletiva em sala de aula.


Pesquisando:


Identificar os grupos de alimentos que fornecem nutrientes importantes no processo vital e suas respectivas funções:
  • Açúcares - fonte de energia
  • Gorduras - reservas energéticas
  • Proteínas - parte da constituição celular
  • Vitaminas - reguladores e auxiliares
  • Sais minerais - reguladores e auxiliares
  • Água - solvente e agente de transporte
 Solicitar que os alunos realizem individualmente o seguinte levantamento:

  • Quantas vezes, em média, você se alimenta por dia?
  • Quais são os  alimentos que você consome com mais frequência?
  • Quais alimentos você consome em maior quantidade e em menor?
  •  A partir desse levantamento, cada aluno deve elaborar um gráfico com os alimentos mais consumidos pela turma.
  •  Reunidos em grupos de três ou quatro, os alunos devem discutir a qualidade de sua própria alimentação, verificando se é saudável e equilibrada;
  • Elaborar um texto com suas próprias conclusões a respeito de seus hábitos alimentares e apresentar para a turma.

Falar sobre consumo, armazenamento e desperdício.

  • Em nossa escola tem desperdício de alimentos?
  • O que podemos fazer para evitar o desperdício?
  • Em sua casa tem desperdício de alimentos?
  • Que providências podem ser tomadas pela família para evitar o desperdício?

Convidar um profissional da saúde para falar sobre alimentação saudável, montar sanduíches saudáveis , fazer sucos diversos...entre outras possibilidades.

Um comentário: