Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

sábado, 5 de setembro de 2015

Plano de aula sobre racismo, preconceito e discriminação






Área do conhecimento: Ética / Diversidade

Conteúdo:

  • Interpretação  de textos orais , escritos e   imagem.
  • Produção textual e apresentação de trabalhos
  • Racismo, preconceito e discriminação

Objetivos:


  • Possibilitar uma reflexão mais ampla sobre o verdadeiro exercício de cidadania, permitindo a interação de todos os envolvidos no contexto escolar para a desconstrução do racismo, preconceito e discriminação.
  • Reconhecer a diversidade étnica, racial e cultural da sociedade brasileira;
  •  Identificar, respeitar, criticar, repudiar e denunciar todas as formas de relações preconceituosas, discriminatórias e excludentes.

Desenvolvimento:

Iniciar com uma leitura deleite:


Refletir!!!

  •  Quem são as pessoas que vocês buscam para conviver no dia a dia? São aquelas que mais se parecem com vocês?
  •  Aquelas que pensam, agem e gostam das mesmas coisas que vocês?
  • É mais fácil conviver com os “iguais”? Por quê?
  •  Qual o problema em conviver com quem é diferente?
  • Vocês concordam que as diferenças afastam as pessoas?
  • Concordam que é legal ser diferente? Por quê?



IMAGEM 1:





Levantar questões como:

  • Como são os patinhos? São todos iguais?  
  •  Que sentimentos esta imagem transmite para vocês?
  • Vocês acham que ela retrata situações que podem ser observadas no dia a dia?
  • Alguém já se sentiu “na pele” do patinho feio?
  • Como foi sentir-se diferente do grupo?
  • No final da história o patinho era feio?
  • Qual o problema em ser diferente do outro?
  • Na escola e em outros espaços de convivência social, procuram se relacionar com pessoas que são diferentes de vocês?
  • Como agem em relação ao jeito diferente de ser e de se comportar do outro?
  • Respeitam o outro, o colega, apesar das diferenças?
  • Conseguem identificar pessoas que vocês evitam conviver por algum julgamento negativo em relação a elas? 
  • Como explicam essa atitude de vocês?   

Vídeo: Teste do Racismo em Crianças





  • Será por que essas crianças agem assim diante da boneca?


IMAGEM 2:   
Sugestão de questões:   
  •  Você observou a imagem atentamente?
  • O que a imagem transmite a vocês?
  •  Vocês concordam que ninguém nasce racista?
  • Então, como explicam a origem do racismo nas pessoas?
  • Vocês acham que o racismo é aprendido e que depende da cultura, da sociedade e da família?

Conversar com os alunos sobre o que entendem pelos conceitos: racismo, preconceito e discriminação.

Avaliação:


4 comentários:

  1. td de bom .Bora por em práticar ameiiii!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom pessoal! Adapte, dê seu toque especial e coloque em prática. Caso queiram compartilhar sua versão...pode me enviar! Beijosss e ótimo trabalho!

    ResponderExcluir