Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Plano de aula : Quem tem medo de quê? 4º ano do ensino fundamental

                                                                                     Professora Giane

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conhecer um pouco da vida e obra da escritora Ruth Rocha;
• Interpretar a  poesia  “Quem tem medo de quê ?”
• Interagir em grupo e falar sobre situações  de medo;

Desenvolvimento  da aula.

Aula 1
Iniciar  a aula perguntando aos alunos se eles conhecem alguma obra da escritora Ruth Rocha.
Caso nenhum aluno se manifeste, o professor poderá citar algumas das obras mais conhecidas da autora, como “Atrás da porta”, “Historinhas Malcriadas” e “Marcelo, Marmelo, Martelo”.
Em seguida, os alunos  poderão manusear as obras e fazer uma pesquisa em grupo sobre a biografia da autora.

Vídeo: Vida e obra de Ruth Rocha
 O professor colocará o vídeo sobre a vida e obra de Ruth Rocha, para que os alunos conheça um pouco mais sobre a autora.



Aula 2. 

Poesia “Quem tem medo de quê?”

Nesta poesia a autora Ruth Rocha conta um segredo...e segue revelando o seu maior medo.  É de Lobisomem!!!
Apuro com escuro, segredo com medo, apavorada com gelada, coração com injeção, encolho com piolho, garnisé com pé, homem com lobisomem, pavor com horror!!! Rimas e mais rimas constroem os muitos medos bem guardados ou revelados. Crianças, jovens, adultos... Um livro para todas as idades. Quem não tem um medinho, um medo ou um medo enorme, grandão?? O medo maior que eu tenho/ que eu guardo muito secreto,/ é lagartixa correndo/ por cima de mim, no teto. Agora, mais perigoso,/ pra mim... até que leão, tenho medo é de cachorro,/ cachorrinho e cachorrão! E todas essas rimas dialogam com muito humor com as ilustrações de Mariana Massarani. Uma leitura que abre as portas para que outros medos, de forma natural, lúdica, sejam revelados.



Atividades 


  • Conversar com os alunos sobre seus medos angústias e anseios;
  • Ilustrar os versos do poema e montar um mural...Cada um desenhar o seu medo. Criar um diálogo com o medo, em que predomine o humor.
  • Listar coisas de que não tem medo.
  • Criar fantoches com os medos da classe.
  • Criar um diálogo com o medo, em que predomine o humor.
  




Um comentário: