Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

sábado, 12 de setembro de 2015

Projeto Água : História da Dona Baratinha (adaptada)


O DIA QUE A ÁGUA MUDOU A VIDA DA DONA BARATINHA.

Livro de autoria da professora Luciana/ 2º Período

Parabéns tia Lú...você é um talento só!!!




















O DIA QUE A ÁGUA MUDOU A VIDA DA DONA BARATINHA


DONA BARATINHA ERA MUITO TRABALHADEIRA. GOSTAVA DE MANTER SUA CASINHA SEMPRE LIMPA E ORGANIZADA. VIVIA JOGANDO ÁGUA POR TODOS OS LADOS; NAS JANELAS, NAS PORTAS, NO QUINTAL. SÓ LIMPAVA O PASSEIO DE SUA CASA JOGANDO BASTANTE ÁGUA. ATÉ QUE UM DIA...
-O QUE É ISTO DONA BARATINHA? PERGUNTOU A DONA JOANINHA. NÃO DEVEMOS LAVAR A CALÇADA ASSIM! PRIMEIRO VOCÊ VARRE E CATA TODO LIXO, PARA NÃO GASTAR  MUITA ÁGUA, SE NÃO ECONOMIZARMOS VAI FALTAR ÁGUA PARA TODO MUNDO.
DONA BARATINHA, ENTÃO PASSOU A MÃO NA VASSOURA E COMEÇOU A VARRER SUA CALÇADA. FOI QUANDO ENCONTROU UMA MOEDA DE OURO. ELA FICOU MUITO FELIZ, POIS AGORA HAVIA FICADO RICA.
ELA GUARDOU O DINHEIRO NA CAIXINHA, SE ARRUMOU TODINHA, POS UMA FITA NO CABELO, E FOI PARA A JANELA PARA ENCONTRAR UM MARIDO QUE TAMBÉM SOUBESSE ECONOMIZAR ÁGUA, E COMEÇOU A CANTAR:
-QUEM QUER CASAR COM A DONA BARATINHA, QUE TEM FITA NO CABELO E DINHEIRO NA CAIXINHA? QUEM COM ELA SE CASAR TERÁ ÁGUA TODO DIA NO ALMOÇO E NO JANTAR...
O PRIMEIRO PRETENDENTE FOI O SENHOR PORCO, MUITO ELEGANTE, LIMPO E CHEIROSO, ELE LOGO SE CANDIDATOU.
DONA BARATINHA EMPOLGADA, FOI PERGUNTANDO:-SENHOR PORQUINHO, ME DIGA, COMO VOCÊ UTILIZA A ÁGUA EM SUA CASA? COMO FAZ QUANDO VAI TOMAR BANHO?
O PORCO TODO ENTUSIASMADO RESPONDEU:-AHHH! EU JOGO MUITA ÁGUA PARA NÃO FICAR COM MAL CHEIRO. FICO DUAS HORAS DEBAIXO DO CHUVEIRO, CANTANDO E DANÇANDO. MOLHO AQUI, MOLHO ALI...
DONA BARATINHA ASSUSTADA GRITOU COM O PORQUINHO: -O QUE?? A ÁGUA DO PLANETA ACABANDO E O SENHOR GASTANDO DESSA FORMA? SEU PORCO ABUSADO, PODE IR EMBORA!!
O PORCO, COITADO, FOI EMBORA TODO DESAPONTADO...E A DONA BARATINHA VOLTOU PARA  A JANELA...
O SEGUNDO PRETENDENTE FOI O SENHOR CAVALO, MUITO ALTO, SEGURO E FORTE, FOI LOGO SE GABANDO QUE MARIDO MELHOR, ELA NÃO HAVERIA DE ACHAR...
DONA BARATINHA GOSTOU DO PORTE ELEGANTE DO MOÇO, MAS NÃO SE DEIXOU ENGANAR E MAIS QUE DEPRESSA QUIS LOGO PERGUNTAR: -ME  DIGA SENHOR CAVALO, COMO UTILIZA A ÁGUA EM SUA CASA? COMO FAZ QUANDO VAI SE LAVAR??
O CAVALO MAIS QUE DEPRESSA RESPONDEU: -EU ABRO A MANGUEIRA E ME LAVO SEM CANSAR, SÓ PARO QUANDO VEJO UMA POÇA DE ÁGUA ENORME AO MEU REDOR PARA QUE EU  NELA POSSA CAVALGAR, ADORO BATER MINHAS PATAS NA ÁGUA E VER AS GOTINHAS ESPALHANDO PELO AR...
DONA BARATINHA DECEPCIONADA COM A ATITUDE DO PRETENDENTE DEU UM CHEGA PRA LÁ NO RAPAZ: -QUE HORROR!! O SENHOR NÃO TEM CONSCIÊNCIA, O QUE VAI SER DO MEIO AMBIENTE, SE CONTINUAR A DESPERDIÇAR TANTA ÁGUA?? PODE ESPERAR QUE ESSA CONTA O SENHOR VAI PAGAR.
LÁ SE FOI NOSSO AMIGUINHO, TRISTE PELO CAMINHO, REFLETINHO NA SUA ATITUDE. E A DONA BARATINHA, VOLTOU PARA A JANELA NA ESPERANÇA DE ENCONTRAR ALGUÉM QUE ECONMIZASSE ÁGUA E GOSTASSE DE RECICLAR.
FOI AI QUE APARECEU O TERCEIRO CANDIDATO, ERA TÃO FOFINHO, TÃO BRANQUINHO, QUE A DONA BARATINHA SENTIU SEU CORAÇÃO DISPARAR, ELA PENSOU: -HUMMMM NOS BRAÇOS DESTE CARNEIRINHO EU VOU ME AQUECER E ME ACONCHEGAR... MAIS ELA DEIXOU O ENTUSIASMO DE LADO E COM UM FIO DE ESPERANÇA PERGUNTOU: -CARNEIRINHO FOFINHO, ME DIGA A VERDADE , COMO O SENHOR CONSEGUE FICAR TÃO BRANQUINHO?
O CARNEIRINHO JÁ SE SENTINDO O ESCOLHIDO, FALOU COM MUITA FIRMEZA: -EU ENCHO A BANHEIRA DE ÁGUA ATÉ TRANSBORDAR, FICO LÁ DE MOLHO POR HORAS ATÉ MEU PELO CLAREAR, DEPOIS TROCO A ÁGUA DA BANHEIRA POR VÁRIAS VEZES,  ASSIM FICO BRANQUINHO E  ATÉ CONSIGO RELAXAR...
MAIS UMA VEZ A COITADA DA BARATINHA SOFREU UMA DESILUSÃO, COMO UMA CRIATURA TÃO FOFINHA PODIA SER TÃO SEM CORAÇÃO? –VÁ EMBORA, E NÃO VOLTE AQUI MAIS NÃO, NOIVO QUE NÃO CUIDA DA NATUREZA,, NÃO SERVE PARA MIM NÃO!
JÁ DESANIMADA, PENSANDO EM DESISTIR, APARECE O GATINHO DISPOSTO A MISSÃO DE BOM MARIDO CUMPRIR... –DONA BARATINHA, NÃO FIQUE ASSIM, SOU UM BOM PARTIDO,E AS MINHAS QUALIDADES A SENHORA HÁ DE DESCOBRIR...
DONA BARATINHA PERGUNTA: -ME DIGA ENTÃO SENHOR GATINHO COMO O SENHOR UTILIZA A ÁGUA EM SUA CASA?
O BICHANO MUITO ESPERTO, QUIS A MOÇA ILUDIR E COM SUAS GARRAS AFIADAS TENTOU A SEDUZIR. RESPONDEU COM DESTREZA: -ORA, ORA MINHA QUERIDA, SOU MUITO ECONÔMICO, ABRO A TORNEIRA BEM POUQUINHO E COM APENAS ALGUMAS GOTINHAS ME LAVO E FICO PRONTO.
DONA BARATINHA MUITO FELIZ  TRATOU LOGO DE MARCAR A DATA DO CASAMENTO, QUE SERIA NUM SÁBADO DIA 12 DE SETEMBRO... ENQUANTO ELA ,TUDO PARA O CASÓRIO PREPARAVA, PELA SUAS COSTAS O GATO SAFADO APRONTAVA...
ELE NUNCA ECONOMIZOU ÁGUA, NEM TÃO POUCO COM O MEIO AMBIENTE SE IMPORTAVA, NA VERDADE ELE NÃO GOSTAVA DE ÁGUA FRIA,  MAS DE UMA BACIA CHEINHA DE ÁGUA QUENTINHA ELE GOSTAVA, NELA ELE PULAVA E SE ESBALDAVA...
NO DIA MARCADO PARA O CASAMENTO, O INEVITÁVEL ACONTECEU, O GATO PARA SE DESPEDIR DA VIDA DE SOLTEIRO QUIS UMA BAGUNÇA APRONTAR, ESPALHOU LIXO POR ONDE PASSAVA, SACOLINHAS ELE RASGAVA E NA SUJEIRA ELE ROLAVA. APÓS UM DIA DE ARRUAÇAS, AVISTOU UM CALDEIRÃO NO FOGÃO, PENSOU QUE ERA ÁGUA QUENTINHA E QUIS LOGO  TOMAR UM BANHO BEM DEMORADO, E FOI AI QUE O BICHANO FOI DESMASCARADO. NO CALDEIRÃO HAVIA ERA UMA DELICIOSA FEIJOADA QUE PARA O CASAMENTO ESTAVA SENDO PREPARADA.
QUANTA TRISTEZA, QUANTA DESILUSÃO, O GATO MORREU QUEIMADO E DELE SOBROU APENAS AS ORELHAS SUJAS DE FEIJÃO...
POBRE DA BARATINHA, COITADINHA!! CHORAVA AO OUVIR A MÚSICA FÚNEBRE:  SENHOR GATÃO MORREU NA PANELA DE FEIJÃO...
MAS A HISTÓRIA NÃO ACABA ASSIM, PASSADA A TRISTEZA, DONA BARATINHA VOLTOU PARA A JANELA E UM DIA PASSOU POR ALI O DOUTOR JOÃO RATÃO, MUITO SIMPLES E MODESTO O RAPAZ A ENCANTOU COM UM SIMPLES GESTO. NESSE DIA CHOVIA UMA GAROA FININHA E FRIA, E LÁ ESTAVA ELE CAPTANDO ÁGUA DA CHUVA COM SUA VASILHA... QUE COISA MAIS LINDA DE SE VER, AQUELE SIM ERA O MARIDO PERFEITO.
ELE CONVIDOU A DONA BARATINHA PARA CONHECER SUA CASA QUE ERA TODA RECICLADA, E O LIXO TODOS OS DIAS ELE SEPARAVA. SÓ FALTAVA PERGUNTAR SE COM ELA ELE QUERIA SE CASAR. É CLARO, QUE DOUTOR JOÃO RATÃO ACEITOU O PEDIDO DE CASAMENTO, E NO ALTAR FIZERAM UM JURAMENTO: REDUZIR, RECICLAR, REUTILIZAR, RECUPERAR E REINTEGRAR...
COM ELES  VAMOS APRENDER, E ESSA IDEIA VAMOS ESPALHAR!! 

8 comentários:

  1. Quero trabalhar com esse livro para desenvolver um projeto inspirador como o seu. Esse livro existe? Rose RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro não existe em editoras. Vou lhe encaminhar O texto digitalizado via e-mail Rose, como vc me pediu...assim vc fará o seu e compartilhará conosco...ok!!!

      Excluir
    2. Oi, Professora Ivani!
      Por favor, encaminha o texto para o meu email também! Gostei muito da ideia e quero trabalhar com a minha turminha de educação infantil.
      aldalua@yahoo.com.br

      Excluir
    3. Eu acrescentei o texto à postagem acima.Ótimo projeto ..bjuss

      Excluir
  2. Sou fã da professora! Trabalho maravilhoso. Mais pessoas deveriam compartilhar. Amei....Juverci

    ResponderExcluir
  3. Que bacana que gostaram. Vou repassar os elogios para a professora Luciana.

    ResponderExcluir
  4. QUE LEGAL! AMEI O TRABALHO.GOSTARIA DE RECEBER ESTE TEXTO.

    ResponderExcluir