Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Plano de aula: Aprendendo através de rótulos e embalagens - 1º ano

  Professora estagiária: Aline

Tema : Leitura de rótulos e embalagens

Objetivos

  • Leitura de diferente rótulos
  • Estimular a curiosidade e analisar as diferentes informações encontradas nos rótulos dos alimentos.
  • Estimular o faz de conta.

Justificativa

Os rótulos dos diferentes produtos encontrados nos supermercados podem ser grandes aliados no processo de alfabetização e letramento.

 Recursos didáticos

  • Diferentes rótulos de alimentos trazidos pelos alunos.
  • kraft ou cartolina para montar os cartazes
  • Fita adesiva
    

Estratégias

1º Momento: Estudando o alfabeto através de rótulos
   
a) Solicitar para que os alunos tragam diferentes rótulos para a sala de aula;
b) Organizar junto com a turma um alfabeto com os rótulos;
c) Incentivar diariamente a leitura dos rótulos(leitura coletiva, leitura individual...quantidade de letras nas palavras,letra inicial e final...)




2º Momento: Faz de conta!

     Brincando de supermercado ou Vendinha na sala de aula.

  • Solicitar  para que os alunos tragam  embalagens de diversos produtos para a sala de aula.
  • Xerocar dinheirinho para a turma e reservar em envelopes com nomes.
  • Montar uma vendinha em sala de aula, utilizando as mesas ou caixas de papelão para fazer as divisórias.
  • Incentivar a brincadeira e registrar as observações necessárias.




3º Momento 
                  Leitura  de rótulos

 Utilizar os rótulos que sobraram da atividade 1.
  •    Com os alunos sentados em círculos, a professora promoverá uma ampla leitura dos rótulos . Ela orientará aos alunos para que observe os rótulos  para descobrirem as  informações que eles trazem: 
  •   Nomes dos produtos
  •   Marca dos produto
  •  Data de fabricação e validade
  • Quantidade
  • Utilidade
  •  Código de barras
  • Slogan da marca


Exemplos:

TODDY - Slogan do TODDY

  • As propagandas: Toddy, sabor que alimenta!

TODDY: Sabor que alimenta.
  • Slogan Nescau - 
  • Energia que dá gosto

    Slogan Nescau: Energia que dá gosto.
    Este primeiro momento será um momento de descobertas. Dar oportunidade para cada criança falar do produto que trouxe.

         4ª Momento - Montando cartazes com rótulos


  •              A professora  solicitará para que os alunos formem   grupos de quatro elementos para a confecção de cartazes. 

            Orientações para os trabalhos:
  •       A professora sorteará entre os grupos os itens discutidos anteriormente.
  •   Cada grupo deverá ilustrar o cartaz, recortando dos seus rótulos e colando o item sorteado para o seu grupo: código de barra, marca, etc
  •  Um elemento escolhido pelo grupo escreverá no cartaz o que significa o seu item:
  •  Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.

  • Código de barra é um símbolo que aparece nos rótulos e serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos diferentes que será lido por um computador.   
  •  Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante,etc.
  •  Marca - é o nome próprio do produto: Lux, Faber Castel, Antártica.
  •  Data de fabricação: diz quando o produto foi feito.
  • Validade: informa até quando o produto estará bom para ser usado.
  • Utilidade: é a informação que nos diz para que serve o produto.


       5ª Momento Apresentação de trabalhos


  •          Apresentação oral dos trabalhos: cada grupo apresentará seu trabalho para toda a turma, explicando também para eles o significado do seu item.
  •       Exposição dos cartazes no mural da sala para apreciação de todos.

  Dicas:

 O mesmo procedimento poderá ser utilizado com diferentes segmentos de produtos: Alimentícios, de limpeza, de higiene , etc.
Avaliação: Observar se os alunos interagiram em grupo, se trouxeram os rótulos solicitados para sala de aula.Verificar como está a leitura , se já são capazes de ler ou de antecipam a leitura porque já conhecem os rótulos e embalagens,se já sabem buscar informações nas embalagens e se reconhecem dinheiro.

26 comentários:

  1. Este plano de aula é nota dez para ser bem trabalhado em sala de aula, pedagogicamente foi de muito agrado ser publicado.
    Postagem da professora Fátima Silva

    ResponderExcluir
  2. Queria Professora Ivan Ferreira, parabéns excelente proposta de trabalho. Eu particularmente amo alfabetização através e rótulos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Marta! Caso queira compartilhar alguma ideia , pode me enviar através do email ivani07_ferreira@yahoo.com.br. Eu postarei, mencionando a sua autoria. Lembrando que fotos só das atividades, pois , de pessoas com com autorização...beijosss...

    ResponderExcluir
  4. A proposta é não deixar de utilizar rótulos em sala de aula. Percebo que muitos professores já não utilizam mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ! Gostaria de mais sugestões ,já trabalhei rótulos no fundamental l, agora vou trabalhar no pré 2 rótulos alimentos saudáveis e não saudáveis.me ajuda por favor!

      Excluir
    2. Peça aos alunos para levar rótulos para a sala de aula e classificá-los em saudáveis e não saudáveis. Gosto também de incluir histórias como " A Cesta da Dona Maricota" " O sanduíche da Maricota" assim cada aluno monta um sanduíche saudável e também atividades envolvendo a história de chapeuzinho vermelho " O que que tem na Cesta da Chapeuzinho?'...Os alunos irão colocar os alimentos que são saudáveis na cesta... enfim são muitas as possibilidades!Ótimo trabalho!

      Excluir
  5. Bom dia Professora Ivani Ferreira.Sou Marina mae de um aluno do primeiro ano do ensino fundamental Marcelo de 06 anos.E nos ajudou bem elaborar esse trabalho.De pesquisar os alimentos com o codigo de barras.parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Que bom Marina!Deve ter ficado ótimo o trabalho do seu filho auxiliado pela família.Essa parceria é fundamental!!! Volte sempre...beijosss

    ResponderExcluir
  7. em quantas aulas da para aplicar esse plano de aula..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O professor tem a rotina diária. Esse plano poderá ser desenvolvido durante 15 dias ou mais. A leitura dos rótulos e a vendinha poderá ser explorada durante meses...retornando na atividade e renovando o estoque de embalagens para a vendinha.

      Excluir
  8. Parabéns, ótimo plano de aula, apenas acredito que não exista uma antecipação da leitura, a criança lê o rótulo e lê a palavra da marca se o código já estiver decodificado para ela, assim consegue contextualizá-la sem precisar decodificar a palavra em sílabas. Defendo a aprendizagem da leitura antes e dissociada da aprendizagem da escrita. Glauco Lobo

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito queria sugestões pois pensei em fazer um seminário para os alunos apresentarem para os pais na escola. O que acha pode me dar sugestões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho bacana sim! Você pode expor a vendinha organizada com diferentes produtos, os cartazes , frases...etc. Eu sempre gosto de aprofundar mais nos conteúdos interdisciplinando com natureza e sociedade/reciclagem. Assim as famílias podem participar auxiliando aos filhos/confeccionando algum brinquedo ou jogos com materiais reclicláveis. Acho bem bacana! Todo mundo gosta de ver!!! Beijoosss


      No link abaixo foi só o ensaio em minha casa.

      https://www.youtube.com/watch?v=S4NcHxde468

      http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/07/trabalho-de-reciclagem-objetos.html

      http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/09/brinquedos-feitos-com-materiais.html

      Excluir
    2. oI BOA TARDE FOI MUITO BOM TER OPORTUNIDADE DE SER CONTEMPLADA COM SUAS IDEIAS SÃO ÓTIMAS ESTOU TRABALHANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL NOSSO PROJETO POR UM BRASIL MELHOR GOSTARIA DE RECEBER OUTRAS SUGESTÕES

      Excluir
  10. nossa q aula completa!! fiz bom aproveito dela, parabéns professora

    ResponderExcluir
  11. Amei,essa interação de aluno e atividade.Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Achei uma análise deste plano de aula em:
    https://pedagogiamodular.wordpress.com/tag/professora-ivani-ferreira/

    ResponderExcluir
  13. Estou pesquisando plano de aula para fazer um trabalho.acheimuitos cada um melhor que o outro.gostei

    ResponderExcluir
  14. Professora Ivani, sou professora da educação infantil e amo as suas ideias.
    Parabéns pelo lindo trabalho 👏🏾.

    ResponderExcluir