Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Plano de aula: Tema "Água "

Tema : Cadê a Água que estava aqui?
               


Objetivos
·         Reconhecer a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive a nossa sobrevivência;
·         Analisar criticamente o uso deste recurso e verificar se ele é adequado ou indevido.

Você sabia que...

Água no corpo humano A água representa 70% da massa do corpo humano adulto (de um bebê 90%). Nosso organismo necessita de 4 litros por dia. Regula a nossa temperatura interna. Sintomas de desidratação: Perda de 1% a 5% de água Sede, pulso acelerado, fraqueza Perda de 6% a 10% de água Dor de cabeça, fala confusa, visão turva Perda de 11% a 12% de água Delírio, língua inchada, morte Uma pessoa pode suportar até 50 dias sem comer, mas apenas 4 dias sem beber água.

Para refletir!!!

A água é um recurso natural e seu uso descontrolado está se tornando alvo de muitas discussões: trata-se ou não um recurso inesgotável, quais as formas de tratamento deste bem?
Por que a água está acabando?
Portanto, é de suma importância abordar este assunto de forma consciente e crítica, tentando incutir uma mudança de postura no consumo por parte dos alunos.

Estratégias
1) Propor questões em  sala de aula, a fim de realizar um diagnóstico do que os alunos sabem sobre o assunto.

 Por exemplo:

a) Quanto de água o nosso corpo necessita diariamente? Por quê?
b) Esta quantidade é a mesma em toda nossa vida?
c) Em qual(is) parte(s) do corpo concentra(m) maior quantidade de água? Qual a relação disto?
d) Em outras espécies; a quantidade de água é a mesma?
2) A partir daí o professor poderá sistematizar, por meio de desenhos ou gráficos, elaborados juntamente com a professora de Matemática, a quantidade de água que existe em diferentes partes do corpo ou em diferentes espécies. Por exemplo, o homem, o vegetal, a água-viva etc.;
3) Em seguida, deve-se analisar a importância da água para a vida, podendo-se averiguar isso em diferentes formas de vida;
4) O professor também deve chamar a atenção dos educandos para o uso correto deste recurso. E, para isto, poderá solicitar a eles uma conta de água, para analisarem os seus dados (em especial, consumo X valor);
5) Realizar um trabalho de campo no entorno da escola para verificar a situação da água hoje e confrontar com dados do passado.
 Elaborar, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água.

Links:

http://www.copasa.com.br/media2/Noticia2015/CaptacaoParaopebaBrumadinho.pdf
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/03/projeto-institucional-agua-um-pingo-de.html

Avaliação: Avaliar as questões/atividades orais e os trabalhos escritos como pesquisas cartazes e gráficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário