Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

sábado, 5 de setembro de 2015

Plano de aula- Medidas 1º e 2º anos /Quem vai ficar com o pêssego?


Plano de aula :Medidas



Disciplinas:

  • Letramento e alfabetização
  • Alfabetização matemática
  • Jogos
Eixos:
  •  Compreensão e valorização da cultura escrita
  • Apropriação do sistema de escrita
  • Leitura 
  • Oralidade
  • Números e  Operações/matemática


Tema:Quem vai ficar com o pêssego?


Habilidades:


  • Introduzir medidas em sala de aula
  • Desenvolver capacidades específicas para escrever
  • Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras;
  • Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura;
  • Participar das interações cotidianas em sala de aula

Recursos didáticos:

Livro "Quem vai ficar com o Pêssego?
Atividades Xerocadas ...baralhinhos...etc.
Tarefa :Receitas que levam pêssego

Desenvolvimento

1º Momento:
Questionamento

  • Vocês sabem o que é medir?
  • Já realizaram alguma medição?
  • O que podemos medir?
  • Quais instrumentos utilizamos para medidas?
É bacana montar um cantinho com instrumentos de medição!!

2º Momento:

Leitura deleite: Livro Quem vai ficar com o pêssego?
3º Momento:

Após a leitura, realizar uma roda de conversa:
Qual é o tíltulo?
Quem é o autor do livro?
Quem são os personagens da história?
Em sua opinião ,quem foi o personagem mais esperto?O que ele fez?

4º Momento:
Hora da medição:
Medir uma girafa com um barbante e depois com outros objetos: régua, palitos...

5º Momento:
Gráfico com o resultado das respostas:
Quem vai ficar com o pêssego?


Mais dicas em:
http://turminhadeestudo.blogspot.com.br/p/quem-vai-ficar-com-o-pssego.html
http://pt.slideshare.net/eleuzialinsdasilva/caderno-6-parte-1-email-grandezas-e-medidas

Avaliação:Avaliar a oralidade, questionamentos, a medição, gráficos e registro dos alunos.

Um comentário:

  1. MUIIIITO BOM. PARABÉNS PROFESSORA PELAS SUGESTÕES DE TRABALHO.

    ResponderExcluir