Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

sábado, 26 de setembro de 2015

Plano de aula -Tema : Lavar as mãos- Educação infantil




A importância de lavar as mãos!

JUSTIFICATIVA

A importância de lavar as mãos será abordada, juntos aos alunos da educação infantil, devido a necessidade de se retomar e consolidar os hábitos de higiene das crianças, visando lhes proporcionar o gosto por estar com as mãos sempre limpinhas, pois essa medida é eficaz na preservação de doenças e infecções.

OBJETIVOS

  • Promover e consolidar hábitos de higiene das mãos.
  • Perceber como a mão são importantes em nossas tarefas;

  • Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura e colagem.
  • Estimular a atenção e a concentração nas coreografias com as mãos
DESENVOLVIMENTO

1º Momento: Iniciar com a música  'As Mãos" do Patati Patatá.




AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS REPRESENTAM UNIÃO
AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS ELAS FAZEM UM CORAÇÃO


AS NOSSAS MÃOS SÃO IMPORTANTES

COM ELAS TUDO PODEMOS FAZER

COM AS MÃOS VIVEMOS TODO INSTANTE
AS MÃOS AGORA VAMOS CONHECER
AS NOSSAS MÃOS SERVEM PRA LAVAR
O ROSTINHO DE MANHÃ PRA DESPERTAR
COM AS MÃOS PEGO A ESCOVINHA
PARA OS MEUS DENTINHOS ESCOVAR



AS MÃOS, AS MÃOS

JUNTINHAS REPRESENTAM UNIÃO

AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS ELAS FAZEM UM CORAÇÃO



CHEGANDO NA ESCOLA PRA ESTUDAR

MEUS AMIGUINHOS VOU CUMPRIMENTAR

A PROFESSORA VAI ME ENSINAR
COMO USAR AS MÃOS PRA DESENHAR
VOLTO PRA CASA NA HORA DE COMER
COM AS MINHAS MÃOS VOU ME ALIMENTAR
MAS ANTES NÃO POSSO ESQUECER
QUE AS MINHAS MÃOS EU TENHO QUE LAVAR



AS MÃOS, AS MÃOS

JUNTINHAS REPRESENTAM UNIÃO

AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS ELAS FAZEM UM CORAÇÃO



CHEGA À NOITINHA É HORA DE DEITAR

A MAMÃEZINHA CANTA PARA EU DORMIR

ANTES DE DORMIR EU NÃO POSSO NEM PENSAR
DEIXAR DE USAR AS MÃOS PARA ORAR
ASSIM!



AS MÃOS, AS MÃOS

JUNTINHAS REPRESENTAM UNIÃO

AS MÃOS, AS MÃOS
JUNTINHAS ELAS FAZEM UM CORAÇÃO



  • Cantar várias vezes acompanhando a coreografia da música.
  • Conversar sobre a importância das nossas mãos;
  • Quantas coisas fazemos com as nossas mãos: Carinho, pegar objetos, pegar alimentos, escrever, desenhar,fazer gestos/coração...
2º Momento:Cuidados de higiene com as mãos






  • Já vimos  como as nossas mãos são importantes, mas elas precisam de cuidados.Que cuidados devemos ter com as mãos?
  • Lavar bem as mãos;
  • Manter as unhas bem cortadas...
Atenção!!!


É importante de lavar as mãos após utilizar o banheiro, após espirrar,quando chegamos da rua, antes das refeições e em outros momentos que percebemos que as mesmas estão sujas.Na escola, apenas o ato de pedir aos alunos da educação infantil  para lavar as mãos não é o suficiente, é preciso, antes de tudo, fazer com que eles entendam a importância da higienização para a sua saúde. É necessário também, que eles saibam o modo correto de lavar as mãos, pois abrir a torneira e jogar uma “aguinha” não adianta nada.

          Para ensinar  o modo  correto  de lavar as  mãos, a professora deverá ensinar gestualmente, como os alunos devem proceder, seguindo como exemplo as orientações abaixo:

Após lavar , enxugar as mãos  com toalhas individuais de tecido ou de papel.

3º Momento: Arte com as mãos!




  • Trabalhar atividades carimbando com as mãozinhas.


  • Em seguida deixar cada criança lavar a mão sozinha e observar se elas realizaram todas as dicas anteriores. Colocar sabão, lavar as palmas, entre os dedinhos, a parte de trás das mãos, enxaguar e secar.
  • Orientar sobre a higiene diariamente até formar bons hábitos.
4 º Momento: Filme sobre Germes e bactérias



Conversar sobre o filme:

  • O que aconteceu após o espirro?
  • Como que os germes e as bactérias foram passando de uma pessoas/objeto para outra?
  • E quando a moça lavou as mãos o que aconteceu com os germes?
Avaliação: Avaliar diariamente como está acontecendo a lavagem das mãos.Os alunos estão realizando corretamente as etapas para que as mãos fiquem bem higienizadas? 
Esse monitoramento precisa ser constante até que criem o hábito da higienização.


10 comentários:

  1. OBRIGADA POR COMPARTILHAR!

    ResponderExcluir
  2. Excelente aula! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Qual a faixa etária para essa aula?

      Excluir
    2. Esta aula foi trabalhada com primeiro e segundo períodos(crianças de 4 e 5 anos), porém pode ser adaptado e explorado com outras idades.

      Excluir
    3. Link da aula /atividades desenvolvidas na Leon Renault.
      http://escolaleonrenault.blogspot.com.br/2015/10/projeto-lavar-as-maos-higiene-das-maos.html

      Excluir
  4. http://avisala.org.br/index.php/publicacoes/

    ResponderExcluir