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Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Projeto de leitura : Conte outra vez...




Público Alvo: Todos os alunos da educação infantil (3 à 5 anos)
Temática: Leitura e Escrita – O uso da biblioteca como espaço prazeroso de leitura.


                 Título: Conte outra vez...
Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético. O que são as palavras dormindo num livro? O que são esses símbolos mortos? Nada, absolutamente. O que é um livro se não o abrimos? Simplesmente um cubo de papel e couro, com folhas; mas se o lemos acontece algo especial, creio que muda a cada vez.
                                                                                          Jorge Luís Borges

Problema a ser resolvido com o projeto Institucional:

          Ainda que alguns professores da Escola Leon Renault façam uso da biblioteca, nosso maior desafio é torná-la um espaço de leitura, frequentado diariamente por professores e alunos.
        Partindo dessa reflexão, coloca –se a seguinte questão: Como redimensionar a prática do professor que já faz uso esporádico da biblioteca, que possui o cantinho de leitura em sala de aula, que lê frequentemente histórias no pátio, mas que ainda não percebeu a real importância do uso da mesma, para formar alunos leitores?


Justificativa:

       Uma forma de garantir que as crianças tenham acesso a bons livros desde bem pequenas, é Conduzi-las a biblioteca, organizada com ambientes convidativos, aconchegantes e singulares para que elas possam usufruir das histórias em situações prazerosas de interação com os colegas e professores.
     Ler é uma atividade que se desenvolve desde cedo. Primeiramente aprende –se a ler o mundo e posteriormente palavras, as crianças interessam-se pelo mundo encantado das histórias, pelo imaginário, pelo mistério e surpresas que divertem e ensinam. Por meio da linguagem simbólica das histórias, a criança constrói uma ponte de significação do mundo exterior para o seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
A iniciativa de fazer uso diário da biblioteca com as crianças, constitui-se uma excelente oportunidade para estimular o contato com os livros, criar lugares mágicos, cheios de identidade, e realizar rodas de leituras.


1-   OBJETIVOS:

Objetivo Geral

-Repensar a prática do professor quanto ao uso da biblioteca em suas aulas.

Objetivos específicos:

Para os professores:

Ø Identificar estratégias adequadas para o uso da biblioteca escolar;
Ø Desenvolver e aprimorar o hábito de leitura pessoal;
Ø Planejar atividades de leitura com objetivos bem definidos;
Ø Conhecer o acervo de livros da biblioteca;
Ø Ler em voz alta, utilizando a entonação adequada;
Ø Elaborar e desenvolver atividades de leitura na biblioteca
como a hora do conto.


Para a equipe de apoio:

Ø Participar dos encontros de formação, junto com os professores;
Ø Contribuir para a organização da biblioteca, cuidado e manutenção dos espaços e materiais destinados à leitura.
Ø Incentivar o uso da biblioteca;

Para as crianças:

Ø Incentivar as crianças, quanto ao uso da biblioteca;
Ø Proporcionar aos alunos meios de interação com a leitura através de gêneros diversificados.
Ø  Ampliar o repertório de histórias que conhecem;
Ø  Compartilhar as leituras que realizam na escola com a família por meio do empréstimo de livros (Pasta literária);
Ø  Participar de atividades de leitura na biblioteca, como a hora do conto.
Ø Criar contextos para dramatizações, recontos e pantomimas.



2-CONTEÚDOS


Para os professores:

Ø A importância do uso da biblioteca como ambiente de leitura e pesquisa em geral
Ø A valorização da leitura para a formação e desenvolvimento das crianças;
Ø As intervenções do professor quanto a leitura;
Ø Orientações didáticas para a leitura em casa com a família;
Ø Critérios para seleção de livros.

Para a equipe de apoio:

Ø A importância do uso da biblioteca, como recurso para desenvolver nas crianças, o gosto de ler;
Ø As intervenções do professor leitor;
Ø Qualidade do acervo/biblioteca;

Para as crianças:

Ø Participação em situações de leituras na biblioteca;
Ø Socialização das leituras realizadas na escola com os familiares e vice versa;
Ø Desenvolvimento do comportamento leitor
Ø Momentos de conto e reconto de histórias;
Ø Interpretação e dramatização;
Ø  Práticas de leitura e escrita;
Ø Produção textual coletiva (oral ou o professor como escriba);
Ø Expressão oral e corporal;
Ø Explorar diversos gêneros literários;
Ø Artes com recortes e colagens;
Ø Maleta literária (A criança levará um livro para ler com a família em casa e socializará em sala de aula com os colegas, através de uma arte, reconto, relato...etc.).

3-   METAS

A curto prazo:

Ø Realizar encontros de formação com os professore e equipe de apoio para discussão sobre o projeto e seu andamento.
Ø Organizar a biblioteca de forma que se torne um ambiente receptivo à todos.
Ø Conhecer o acervo da biblioteca;
Ø Criar cantinho de leitura em sala de aula;
Ø Montar um cantinho com livros para as crianças ter a oportunidade de ler e compartilhar com os amigos, durante o recreio;
Ø Garantir o empréstimo de livros semanalmente através da maleta literária.

A médio prazo:
Ø Adquirir novos livros infantis para compor o acervo da biblioteca;
Ø Informar a comunidade escolar (professor, pais...) sobre o projeto em reunião agendada;
Ø  
A longo prazo:
Ø Realizar a exposição dos trabalhos de leitura e escrita na “Mostra Literária”, com a participação de toda comunidade.

4-   Indicadores de Avaliação:


Para as Crianças:

Observar as seguintes situações:

Ø Estão fazendo uso do espaço biblioteca como ambiente para leitura e pesquisa;
Ø Sentem o prazer em ouvir histórias solicitando que “conte outra vez”;
Ø Apresentam um repertório amplo de histórias;
Ø Fazem reconto das histórias;
Ø Compartilham as histórias lidas ou ouvidas na escola, com seus familiares,
Ø Fazem referências à outros livros ou contam parte das histórias em outros contextos;
Ø Realizam atividades escritas e artísticas de acordo com o livro trabalhado;
Ø Citam/reconhecem os autores dos livros;
Ø Zelam pela conservação dos livros e outros materiais de leitura,



Para os professores:

Ø Fazem usos frequentes da biblioteca;
Ø Planejam aulas interessantes e diversificadas envolvendo leitura e escrita;
Ø Conhecem o acervo da escola/biblioteca e contribui para a sua melhora através de doações;
Ø Utilizam na prática de leitura livros de qualidade;
Ø Exploram as imagens, ilustradores e autores das obras;
Ø Organizam os espaços que acolham atos de leitura;
Ø Zelam junto as crianças pela conservação dos livros e demais materiais de leitura.

Para a equipe de apoio:

Ø Participam de situações de leitura na biblioteca e em outros espaços;
Ø Zelam pela organização e conservação do acervo;
Ø Apresentam interesses contar histórias e incentivar o uso da biblioteca.

5-   ETAPAS PROVÁVEIS DA FORMAÇÃO:

Ø Apresentação da nova temática envolvendo “Leitura e escrita” para o grupo de professores da educação infantil;
Ø Discutir sobre a importância do uso da biblioteca para formar alunos leitores;
Ø Fazer levantamento de possíveis dificuldades em desenvolver o projeto;
Ø Troca de experiências sobre a leitura na biblioteca, escolha do livro, entonação da voz...
Ø Discutir sobre a importância de ouvir histórias e incentivar a leitura para as crianças desde pequenas.

6-   BIBLIOGRAFIA:

Ø Referencial curricular para a educação infantil
Ø Magda Soares. Uma proposta para o letramento.

ALGUMAS SUGESTÕES DE HISTÓRIAS

●O PATINHO FEIO;
●JOÃO E MARIA
●O LOBO E OS SETE CABRITINHOS
●CACHINHOS DOURADOS
●OS TRÊS PORQUINHOS
●O SAPO APAIXONADO;
●O CHAPEUZINHO VERMELHO
●NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM
●MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

●A FESTA NO CÉU


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