Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 15 de agosto de 2015

Plano de aula para o 2º período

Eixos:  -  Linguagem oral e escrita
             -  Matemática
             -   Psicomotricidade
Objetivos: 

  • Criar um ambiente alfabetizador, através de atividades que desenvolva a consciência fonológica, a matemática e a psicomotricidade.

Metodologia:

 Na rodinha:

Conversar  sobre o final de semana:  Onde foram? O que fizeram?

Crachá:

Sentados em roda, com os crachás no centro, começar a cantar:

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava...
do fundo do mar.

Quantos somos: Quantos alunos vieram hoje? Vieram mais meninas ou mais meninos? Quanto a mais? Quanto a menos?

Calendário: Que dia da semana é hoje? Qual é o mês que estamos?Colorir no calendário o dia do mês.

Vamos identificar o tempo?

Como está o tempo?
Nublado, ensolarado ou chuvoso?
  • O que podemos fazer quando o tempo está ensolarado?
  • E quando está chuvoso?
Leitura oral e escrita/Leitura do alfabeto cartazes e rótulos da sala.
Explorar todos os dias os cartazes com parlenda, música, poesia, o alfabeto e rótulos da sala de aula.Trabalhar a consciência fonológica diariamente!!


Escrita do nome e do alfabeto.
Copiar a ficha do nome, alfabeto e numerais.
Jogos de alfabetização.
Em duplas,montar as palavras de acordo com o desenho.

Recreio:Lanche na cantina

        Após o recreio:   Leitura deleite:
                    Livro o sapo apaixonado

Matemática/Trabalhando quantidades!
Distribuir tampinhas ou palitos e pedir para que representem as quantidades solicitadas...
4, 7, 6, 12...

Resolver situações problemas:
Eu tenho 5 palitos e a coleguinha do meu lado tem 4. Quantos temos ao todo?

Se eu tirar 2 desse total com quantos ficaremos?

Da quantidade que eu tenho agora se eu acrescentar mais 5 com quanto ficarei?
Psicomotricidade!
                           Mamãe posso ir?

 Brincar com os alunos no pátio:

Modo de brincar: Primeiro trace duas linhas no chão, com uns 8m de distância entre elas. Alguém é escolhido para ser a mamãe e fica numa das linhas, de costas para os jogadores. Os outros ficam na outra linha, um do lado do outros. 
Um por um, os jogadores tentam chegar à mamãe, perguntando "mamãe posso ir?".

A mamãe, que está de costas, responde dando ordens que o jogador tem que seguir. Alguém tem de ser o juiz, para ver se as ordens vão ser cumpridas direito.
Se ela mandar dar passos de formiguinha, o jogador dá passos bem pequenos. Passos de canguru são pulinhos. Se ela disser dar passos de cachorro o jogador tem de andar de quatro. A mamãe pode mandar anda pra frente ou para trás, quantos
passos ela quiser. Os jogadores também podem combinar outros tipos de passos.
Ganha quem chegar primeiro até a mamãe.

Avaliação:A avaliação ocorre em todos os momentos na sala de aula da educação infantil.O professor irá intervir  o tempo todo para que a turma evolua. Os registros sobre os avanços irão compor o portfólio do aluno.

Lembre-se: Ler e escrever é o resultado de um trabalho de consciência fonológica bem feito.

6 comentários: