Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Plano de aula para o 2º ano/O Patinho Feio

Tema:O Patinho Feio

Objetivos:

- Alfabetizar através da história “ O Patinho Feio”
- Trabalhar o processo de leitura-escrita com os alunos através do lúdico. – - Criar condições para os alunos refletir e interpretar a fábula observando a relação de valores morais dessa obra.
A aula será desenvolvida através das seguintes ações:

1º Momento

Contar a história O Patinho Feio

2º Momento

Roda de conversa

Atividade oral

Após ouvir a história será feitos os seguintes questionamentos:

1. Como era o último patinho que saiu do ovo?
2. O que a mamãe achou?
3. No passeio, o que disseram do último patinho?
4. Como as outras aves tratavam o patinho?
5. Como o patinho se sentia? 
6. O que o patinho resolveu fazer?
7. Será que todos os patos têm que ser iguais?
8. Vocês acham que todas as pessoas são iguais?

3º Momento


                  Cineminha!!!

Assistir  ao filme o “Patinho Feio”.





Após assistirem ao vídeo, partindo da moral da história: “nem sempre o que importa é a aparência e sim o interior das pessoas” serão feitos comentários sobre “o respeito às diferenças”.

4º Momento

Atividade escrita
Reescrita... RECONTANDO A FÁBULA
Observe as cenas, numere-as na sequência dos acontecimentos da história e, depois reconte-as para os colegas.


5º Momento


Realizar uma dinâmica onde no final será feita uma reflexão sobre os valores morais.

Dinâmica do “Patinho Feio”


Escrever em fitas para serem colocadas na cabeça de modo que apareçam palavras as quais deverão ser seguidas pelos colegas que as lerem. Exemplo: 


Me faça um carinho, beije-me, aperte minha mão, abrace-me, deixe-me, pisque para mim, etc... Somente um elemento, deverá ficar com a palavra 'deixe-me', sendo que esse será o único que não será procurado, será o patinho feio (deixe-me).

 No final, essa pessoa deverá contar como se sentiu, sendo discriminado e deixado de lado.

Avaliação: 


A avaliação acontecerá no decorrer das atividades propostas, como produções individuais e coletivas, as atividades de expressão oral e escrita, levando em conta os pontos significativos e negativos.

5 comentários:

  1. Olha professora Profª: Ivani Ferreira achei muito criativa e interessante seu plano de aula!
    Parabéns espero que você continue compartilhando conosco seu trabalhos e atividades!

    ResponderExcluir
  2. Eu achei vc muito criativa , aproveitei e olhei o filme do patinho feio

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito só queria aprender fazer um plano de aula assim tão bem com vc

    ResponderExcluir





  4. Parabéns! Criativo, envolvendo conteúdos por muitos esquecidos. Amei!

    ResponderExcluir