Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Orientações para planejamentos

Lembretes!!!!

OBS: Diversificar as atividades e planejar bem as aulas. Um professor sem planejamento fica perdido e a turma não evolui.

Ø  Faça uma sequência didática ou um plano de aula semanal a partir de uma história.
Ø  Trabalhe a mesma história diariamente até os alunos conseguirem fazer o reconto  da mesma, com detalhes.
Ø  Escolha músicas diversas de acordo com a história;
Ø  Explore a dança a mímica o teatro
Ø  Trabalhe sensações pelo tato, olfato, paladar...
Ø  Seriação dos personagens da história
Ø  Classificação 
Ø  Artes
Ø  Faça cartazes com  parlendas, desenho e o título da história, frases ou músicas  (lembre-se do ambiente alfabetizador)
Ø  Contagem e recitação de números a partir de músicas (Mariana, a galinha do vizinho) ...
Ø  Reconhecimento do nome através de crachás, fichas e letras móveis.
Ø  Quebra cabeça do nome próprio.
Ø  Analise e síntese
Ø  Avalie diariamente o seu aluno, registre e coloque no portfólio

Lembre-se das atividades que se repetem diariamente;

Ø  Roda de conversa, entrega de crachás, o tempo, dia da semana, leitura do alfabeto, numerais e dos rótulos/embalagens e cartazes da sala. Tudo que existe na sala deve ser explorado, ou seja, nada é meramente um enfeite.

                           Tenham sempre o planejamento em mãos para consulta, nele tem todas essas orientações e várias outras.



ALGUMAS IDEIAS DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR O COGNITIVO, MOTRICIDADE FINA E AMPLA, NOÇÕES DE LATERALIDADE E COORDENAÇÃO MOTORA.

Algumas atividades que podem ser feitas, que contribuem muito para o desenvolvimento cognitivo da criança, trabalhando sua motricidade fina e ampla, sua ludicidade e também suas noções de lateralidade e coordenação motora. 

 - Andar livremente, batendo palmas;
-  Andar para frente;
-  Andar de costas;                                                             
- Andar com as mãos na cabeça ou na cintura;
- Andar na ponta dos pés;
- Andar encostando um pé à frente do outro;
- Andar sobre diferentes tipos de linhas traçadas no chão (retas e curvas) ou sobre o contorno de figuras geométricas;
- Andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão;
 - Andar procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar palmas, batidas do pé, músicas etc. para marcar o ritmo);
- Andar aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo em estímulo auditivo (música, por exemplo); cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.
- Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas).
- Rasgar papéis com as mãos.
- Amassar os papéis picados.

- Confecção de colares.

- Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.

- Massinhas de modelar.

- Argila

- Brincar de faz-de-conta.

- Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.

- Dançar.
 - Jogos de memória
- Correr com e sem apoio.

- Equilibrar-se num pé só/pular com os dois pés/ num só pé...

- Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros.

- Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo.

- Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado.

- Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas.

- Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas frequentemente.

- Observar e explorar o ambiente através do tato.

-Andar pelas formas geométricas/ Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo.

- Caminhos das cores/tapetinho identificar cores.

- Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos, o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc.

- Rodinha para conversação.

- Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos.

- Morto-vivo (jogo)

- Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc.

- Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial.

- Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias.

- Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir.

- Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais.

- Exercícios para desenvolver a lateralidade (andar em linha reta; curva; ziguezague, andar em pistas limitadas com fita, etc.)

- Desenho espontâneo com lápis de cera.

- Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas.- Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentação (histórias) às crianças.

- Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos.

- Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.

- Manipulação de material de sucata.

- Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário