Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

sábado, 13 de setembro de 2014

Projeto Fotografia: Brumadinho sobre vários olhares


1.     Descrição do projeto: Brumadinho sobre vários olhares.

Nome do autor:
                           
Ivani Ferreira
Nome da escola:

Escola Municipal Leon Renault
Município e estado:

Brumadinho, Minas Gerais
Ano/série da turma


4º ano 1
Objetivos principais da proposta:

Ø  Estudar a história da fotografia.
Ø  Conhecer o processo de produção da imagem fotográfica.
Ø   Estimular diferentes formas de olhar.
Ø  Comparar o passado x presente
Ø  Desenvolver a comunicação, a criatividade e o desenvolvimento do espírito crítico do aluno;


Como o tema e/ou a prática da fotografia serão abordados?

As fotografias podem se tornar um recurso didático de alta eficiência, principalmente através das modernidades que circulam pelas salas de aula, como os aparelhos celulares. Percebendo que os alunos possuem muito interesse pelo tema, decidimos desenvolver um trabalho visando utilizar a fotografia como aliada, para conhecermos melhor o local onde os alunos residem. Assim surgiu o projeto: Brumadinho sobre vários olhares.
A utilização de imagens é cada vez mais presente no cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam?  Sendo assim, espera-se que os alunos conheçam mais profundamente a linguagem fotográfica e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias; por exemplo, o telefone celular.

Outros professores serão envolvidos?

Para desenvolver o projeto, contamos a participação da Supervisora, da professora regente do 4º ano e também das professoras de informática e educação física.
Tempo estimado de aplicação

2 meses
Recursos necessários:
Espaço físico, equipamentos, materiais, etc.

Sala de aula, sala de informática, biblioteca, Papéis/xerox, fotografias antigas e novas, câmera fotográfica e/ ou celulares.
Tecnologias digitais necessárias:

Computadores, data show, câmera fotográfica e/ ou celulares.
Parâmetros de avaliação:

Será avaliada a disposição, participação e interação do grupo, no decorrer das atividades propostas.
Como o projeto será socializado?

A classe organizará uma exposição das fotos.

Referências:


http://comunidade.escolasrurais.org.br/ orientações e materiais de apoio.
Observações:
Para que todos os alunos aprendam a clicar com autonomia, é imprescindível explorar conceitos como ângulo, luz e enquadramento.
É interessante notar as diferentes manifestações do aluno frente à câmera fotográfica e frente a sua obra final/fotos.

2.           Desenvolvimento do projeto:

Relate, brevemente:


2.1         As etapas do projeto: O projeto se constituirá das seguintes etapas:
Ø  Levantamento sobre o tema a ser desenvolvido;
Ø  Orientações e acompanhamento pelos professores;
Ø  Organização dos grupos de trabalho;
Ø  Análise e seleção de fotos
Ø  Conversa sobre as atividades e/ou dúvidas e descobertas,
Ø  As modificações no espaço geográfico/paisagens,
Ø  Exposição fotos, comparando o passado e o presente.




2.2        As estratégias e atividades a serem empregadas:
Ø  Para que todos os alunos aprendam a clicar com autonomia, é imprescindível explorar conceitos como ângulo, luz e enquadramento.
Ø  Comparar fotografias antigas e atuais;
Ø  Tarefa em grupo: Em duplas ou trios, partindo de um tema proposto pelo professor, os alunos devem fazer fotografias da região onde mora, com câmeras ou celulares.
Ø  Os componentes do grupo selecionarão as fotos que considerarem mais expressivas.
Ø  A classe discute sobre o processo de registro fotográfico e sobre os motivos que determinaram as escolhas dos grupos.
Ø  A classe organiza uma exposição das fotos

Observar as diferentes manifestações do aluno frente à câmera fotográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário