Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

quarta-feira, 23 de julho de 2014


Projeto Leitura ComP@rtilhe essa ideia!

 

DURAÇÃO: Todo o ano letivo/ 2014.

PÚBLICO ALVO: Alunos do Maternal III ao 4º ano do ensino fundamental.

Justificativa: Observando a carência que nossos alunos vêm apresentando na área da leitura e considerando a importância da mesma, a Equipe da Escola Leon Renault juntamente com o corpo discente decidiram desenvolver o presente projeto. Pretende-se através dessas estratégias, auxiliar na formação de indivíduos que leem reflexivamente, escrevem adequadamente e sentem-se seguros quanto a sua forma de expressão.

        A infância é o período crucial na formação do indivíduo e a leitura de suma importância em seu processo cognitivo. Pensando nisso, procuraremos formar um elo entre a infância e o prazer da descoberta do mundo encantado da leitura.

Objetivo geral:

            Despertar o interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo linguístico, a linguagem oral e escrita, a linguagem plástica, o pensamento simbólico e desenvolver o raciocínio lógico. Além de proporcionar uma alternativa de cultura e saber aos alunos e à comunidade, estimulando a leitura no decorrer do ano de 2014.

 

 

Objetivos Específicos:

Ø Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura de diferentes gêneros textuais.

Ø Estimular o gosto pela leitura desde a infância;

Ø Interdisciplinar conteúdos que envolvam todos os eixos de aprendizagem da educação infantil.

Ø Promover momentos de contação de histórias;

Ø Participar de diferentes situações de comunicação para a interação e demonstrar a curiosidade;

Ø Desenvolver o potencial criativo do aluno.

Ø Promover a integração entre as turmas através de debates/roda de conversa em que serão passados conceitos sobre ética e cidadania.

Ø Confeccionar livros de histórias, brinquedos e jogos pedagógicos.

 

 

Desenvolvimento/ Estratégias Metodológicas

 

O projeto terá início no dia ___/___2014, com o teatro da “Branca de Neve e os Sete Anões”.

No decorrer do ano letivo serão desenvolvidas as seguintes atividades, de acordo com a turma:

Ø Leitura realizada diariamente pela professora.

Ø Falar sobre o autor e ilustrador de cada livro.

Ø Incentivar teatros, dramatização, reconto e ilustrações.

Ø Exploração dos personagens da história e modelagens dos mesmos.

Ø Trabalhar a construção de valores em direitos e deveres.

Ø Incentivar a leitura e o manuseio de livros, revistas e outros.

Ø Exploração de diversos tipos de textos: rótulos, bilhetes, convites, receitas, poesias, músicas, trava línguas, parlendas, contos, lendas, poesias, histórias....

Ø Visitas semanais à biblioteca.

Ø Publicar no blog da escola ou da supervisora as produções escritas e fotos das apresentações artísticas e teatrais da turma.

Ø Cantinho de leitura incentivando a mesma;

Ø Momento da poesia (alunos visitarão outras turmas para fazer apresentações e leituras);

Ø Em casa também escuto histórias/tarefa semanal para as famílias;

Ø Campanha de doação de livros infantis para a biblioteca.

Ø Produção de livros, álbuns e murais de propaganda/ incentivo à leitura;

Ø Maleta de histórias;

Ø Avental de leitura;

Ø Músicas dramatizadas relacionadas às histórias e datas comemorativas;

Ø Fantoches, dedoches e máscaras (sobre a história trabalhada)

Ø Quebra cabeça, bingos e jogos;

Ø Seriação dos personagens;

Ø História em sequência e outras atividades de acordo com a criatividade de cada professora.

 

Avaliação: A avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades em expressão corporal, aspectos linguísticos e cognitivos, no relacionamento com os colegas e coma a professora.

 

 

SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS:

·        A Formiguinha e a Neve

·        O Lobo e os Sete Cabritinhos;

·        A Branca de Neve e os Sete Anões;

·        O Nascimento da Borboletinha;

·        O Sapo Apaixonado;

·        Os Três Porquinhos;

·        A casinha do Bode;

·        Chapeuzinho vermelho

·        Chapeuzinho Amarelo;

·        As várias Chapeuzinho;

·        Cinderela;

·        Dona Baratinha;

Nenhum comentário:

Postar um comentário