Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Projeto Copa do Mundo

 
 

PROJETO COPA DO MUNDO 2014/Educação Infantil
 

A Copa do Mundo no Brasil é uma boa oportunidade para explorar as riquezas do nosso país, a diversidade cultural e musical, reportagens, cores  e muito mais...

Objetivos:

Ø Explorar o tema da atualidade ”Copa do Mundo”;

Ø Ter contato com diferentes gêneros textuais abordando o tema;

Ø  Enfocar a pluralidade cultural;

       Desenvolver o espírito de aceitação, esperamos pela vitória, porém apenas um time sairá vitorioso. Devemos aceitar  a derrota como forma de aprendizagem e aprimoramento de nossas experiências;


Eixo Linguagem Oral e Escrita:

ü Pesquisa sobre a história das copas para contar às crianças como surgiu essa competição entre os países;

ü Contar a história “Era uma vez um tatu bola” de Bia Villela

ü Pesquisar a história do mascote”Fuleco” ,como é, onde vive e porque ele foi escolhido;

ü Cantar o hino nacional ( se for possível,explorar algumas estrofes junto aos alunos;

ü Mencionar  que cada país tem o seu hino nacional bem como sua língua própria.

ü Utilização do alfabeto móvel para a construção das palavras trabalhadas;

ü Promoção de  bingo com nomes dos alunos ou nomes dos jogadores;

        Caça-palavras; cruzadinhas; das palavras: copa, Brasil, futebol.

 

Linguagem Matemática:

ü Contagem do número de jogadores que atuam no jogo de futebol.

ü Quantos elementos são necessários para um time ser formado

ü Quantos bandeirinhas?

ü  Juiz?

ü Reservas?

ü   Treinador?

ü  Qual é a ordem da entrada dos jogadores?

ü  Cores que representam o Brasil?

ü   Formas geométricas da bandeira do Brasil e do campo de futebol.

Eixo Identidade e Autonomia:

ü Identificação  do nome de nosso País  bem como as letras que o compõe;

ü  Reconhecimento do  seu próprio nome  bem como o nome de alguns jogadores.

ü Observação  no mapa do Brasil do estado em que habita;

Ter atenção aos  valores importantes para a convivência em grupo: respeito às regras, cuidar do outro, espírito de equipe, companheirismo,  zelar pelo  material  utilizado e exposto em sala de aula;

 

Linguagem Plástica:

ü Confeccionar

ü Desenho de  um campo de futebol

ü Construção de maquete de um campo com jogadores

ü Confecção de cartaz coletivos sobre a copa;

ü Pintura do mascote da Copa, bandeira do Brasil, taça....

ü Utilização de massa de modelar para confeccionar bolas de vários cores e tamanhos  ( pequenas, médias e grandes)

ü Construção coletiva de um   globo terrestre;

 

Movimento:

ü Jogo de futebol entre os alunos e alunas.

ü  Importância de preparar-se fisicamente através de movimentos, tais como: Correr, pular, saltar,  contornar obstáculos: caixas, cones, etc.

ü  Exercícios de alongamento do corpo;

ü Movimentos diversos: com pé, joelhos, braços, cabeça, para cima e para baixo; para um lado; para o outro; para frente. para trás;

ü  Carrinho de mão. Atividade em dupla.

ü  Encaixe de bola com os braços em círculo; em fila, por baixo das pernas...

        Música


ü Apreciação de músicas sobre a copa, hino nacional;

ü Apreciação de músicas do repertório infantil marcando o ritmo com os pés, mãos, ombros, cabeça,  chocalhos,  e outros instrumentos, etc

            

               Natureza e Sociedade:          

·       

ü Pesquisa sobre a copa do mundo;

ü A Importância da prática de esportes para a saúde;

ü A importância de uma boa alimentação para o atleta e para todos nós;

ü Mural de notícias sobre a copa: recorte e colagem de noticiários diários.

ü Normas e regras dos jogadores dentro do grupo da seleção.
Alguns anexos de atividades:












 






Nenhum comentário:

Postar um comentário