Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quarta-feira, 9 de julho de 2014

A criança e a globalização...


A criança e a globalização

Introdução:  Este texto visa propor uma reflexão sobre o processo de globalização e as mudanças que o mundo globalizado e as novas tecnologias acarretam na vida das crianças, dos pais e professores, enfim em toda sociedade.

Desenvolvimento

Estamos vivendo na Era da Globalização. Nossas crianças nasceram em um mundo globalizado com várias inovações tecnológicas e não conseguem ficar sem tais tecnologias. Falando em tecnologias, essas, mudam constantemente, passando por atualizações, novas invenções cada vez mais atrativas e consequentemente, atraindo novos consumidores.

As famílias trabalham muito para sustentar os filhos e garantir um pouco de tecnologia para os mesmos. Hoje toda criança tem o desejo ou   a necessidade de possuir televisores, vídeo games, smartphones, tabletes, notebooks com internet e assim sucessivamente. Cabe aos pais trabalhar muito para garantir um pouco de conforto para os filhos.

Na escola, alguns professores vivem na era do “saudosismo” da criança bem comportada, que questionava pouco, isso porque na atualidade, os alunos são inquietos, conhecem e sabem mexer com as novas tecnologias, sem medo nem receio, conversam de igual para igual com qualquer pessoa, pois no mundo globalizado temos a “falsa” ideia que acabou a hierarquia.

Com a evolução tecnológica, diminui as fronteiras entre o aluno e as informações. Cabe ao professor agir como um mediador, propondo pesquisas, debates, pois a escola tem que acompanhar as inovações tecnológicas e inovar também.

Conclusão:

Se não podemos viver sem as tecnologias, devemos utilizá-las como aliadas em casa, na escola e na vida. Devemos ficar atentos ao consumismo desenfreado e desnecessário, pensar na questão do lixo inclusive o eletrônico. Utilizar mídias para debates reflexivos e ter a certeza de que enquanto eu escrevia este texto várias tecnologias foram criadas, várias crianças nasceram, vários post surgiram no face book e whatsapp  enfim ...bem vindos ao mundo globalizado!

2 comentários: