Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Plano de aula Dia da Mulher / 4º e 5º ano


Sugestão de Plano de Aula

Tema: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Objetivos: Valorizar a mulher por suas conquistas e suas lutas ao longo dos anos.

Desenvolvimento:

Iniciar a aula falando um pouco sobre a data/ DIA INTERNACIONAL DA MULHER.


             O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de Março, tem uma história de lutas pela valorização da mulher, lembrando de sua força e sensibilidade para conquistar seu espaço na sociedade.

         Assim, este dia está relacionado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, tentando organizar uma sociedade mais justa e igualitária.

            Apesar da discriminação contra a mulher ser bem antiga, é a partir da Revolução Industrial, em 1789, que os movimentos e reivindicações começam a crescer.

         Tudo começou com a mobilização organizada por operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, Estados Unidos, em 8 de março de 1857. Neste dia, 129 operárias paralisaram suas atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, redução de carga horária de 14 horas para 10 horas e direito à licença maternidade. A polícia e os donos da fábrica reagiram duramente, trancando essas mulheres no local e em seguida atiraram fogo, fazendo com que todas morressem carbonizadas.

     A partir daí esse dia foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher em homenagem a essas operárias, que representam as diversas lutas empreendidas pelas mulheres na sociedade.

Agora é você!!!

Tarefa 1: Realizar uma pesquisa com uma senhora acima de 60 anos para saber as mudanças que ocorreram na vida das mulheres.


     Trabalho de pesquisa / Dia internacional da mulher
   Nome da pessoa entrevistada: ___________________Idade:___
1.     Quando a senhora era pequena como eram as brincadeiras? _____________
_______________________________________________________________________
2.     Sua mãe trabalhava fora de casa? ________________________________________________________________
3.    Como foi o seu namoro/Com que idade se casou? Foi a senhora que escolheu o seu namorado? _________________________________
4.     Atualmente as mulheres são independentes, trabalham fora de casa e disputam o mercado de trabalho com os homens, com igualdade de tarefas e salários. Quando a senhora se casou trabalhou empregada fora de casa? __________Em quais tarefas? ___________________________________
5.     A senhora acha que o mundo está melhor ou pior para as mulheres? ________ Por quê? ______________________________________________________________
                ________________________________________________
Agradeça a pessoa entrevistada pela contribuição e traga a pesquisa para um debate em sala de aula.


Tarefa 2: Faça um acróstico com a palavra MULHER.

M

U

L

H

E

R


Tarefa 3: Crie um poema com o tema MULHER.


Tarefa 4: Pesquise sobre a lei Maria da Penha.

1.     Por que ela recebeu esse nome?

2.     Para que serve?


Tarefa 5: Após tudo que foi trabalhado em sala de aula, as pesquisas e debates crie um texto homenageando as mulheres.
Confecção de Cartões.
 



8 comentários:

  1. Muito Legal. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. bom dia professora,sou formada em Letras estou fazendo pedagogia na verdade concluindo.Nunca passei pela educação infantil,estou fazendo estágio numa escola cujo o maternal é somente à tarde e esse horário eu trabalho não consegui ainda passar pelas turminhas.Tenho que passar pelos três maternais e fazer 10 planos de aula para cada turma poderia me enviar alguns.No total são 30 mas pode mandar o que tiver.Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde professora e parabéns pelo seu blog. Com essa iniciativa pedagógica de homenagear a mulher e propor atividades que homenageiem as mulheres e a data comemorativa, com certeza você está contribuindo ativamente para a evolução da nossa sociedade quebra de padrões e preconceitos que não se encaixam nos tempos em que vivemos. Vivemos no Brasil e sabe-se que tratando de um país bastante misógeno e homofóbico ainda, não existe o respeito básico com as mulheres como teria de existir. Mas, orientando as crianças desde pequenas e ensinando os valores que as mulheres têm na sociedade, com certeza as crianças de hoje serão os adultos de amanhã que ajudarão a romper esses antigos padrões.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, e a mulher negra? Como esse movimento as considerou?

    ResponderExcluir
  5. Trabalho com 5 ano e gostaria de compartilhar atividades...adorei as atividades Ivani. Meu email é vanjasimmer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Ok! Obrigada.Caso queiram ver os seus trabalhos publicados, podem me enviar por email...enviem planos de aula, projetos...ou/as fotos das atividades, um pequeno relato de como foram feitas, nome da professora e da escola.Nessa troca vamos ficando cada vez melhores...beijosss

    ResponderExcluir