Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 2 de novembro de 2013

Identidade/Letrinha inicial do nome próprio no maternal/Educação Infantil


" Chamadinha "
O nome da criança é o início da compreensão do sistema de escrita, sendo ponto de referência para as outras escritas.   

A "chamadinha" é um momento na rotina da Educação Infantil, onde o professor trabalha com os nomes das crianças da turma. Além de ajudar na socialização, este momento colabora para a ampliação do conhecimento sobre escrita .



Para os pequenos a chamadinha com foto facilita o reconhecimento de seus colegas e nomes .



No maternal 2 e 3, as atividades com os nomes são diárias, utilizamos a letra de imprensa, destacando a maiúscula inicial. Apresentamos o nome às criança, mais pelo contato com a escrita do que pelo reconhecimento das letras, eles identificam o próprio nome e o nome dos amigos.





É importante dizer qual a letra que começa, falar o nome da letra e agrupar os que começam com a mesma letra.


Vejamos algumas filmagens:








       

19 comentários:

  1. nossa.. muito legal!! amei, e amanhã mesmo farei com meus bebes...
    grata pela ajuda
    Geiza

    ResponderExcluir
  2. muito bom, seus alunos sao muito inteligentes parabens !

    ResponderExcluir
  3. Brilhante! Alunos espertos professora inteligente e dedicada!

    ResponderExcluir
  4. amei muito bom. parabens professora.vou fazer com os meus.

    ResponderExcluir
  5. Lindo trabalho professora, parabéns! Quero fazer também com meus pequenos.Mas estou com uma dúvida: Como você faz essas fichas? Obrigada e mais sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Andreia!

    Eu tiro as fotos das crianças e imprimo coloridas.Recorto a letra inicial do nome em Eva ou papel cartão, imprimo também a relação de nomes dos alunos. Para montar utilizo como base um papel resistente e depois plastifico.Ótimo trabalhoo!!!

    ResponderExcluir
  7. As letras do alfabeto foram cortada em papelão, mas existe em madeira para comprar.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica, vou fazer com meus alunos. Gosto muito dos seus post professora, sempre recorro a sua página quando quero trabalhar algo diferente com meus alunos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Essas crianças do vídeo são de que faixa etária?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Ivani, adorei sua ideia! Eu tenho uma turminha de 3 anos com 20 alunos, e a maioria ainda não reconhece sua letrinha. Vou usar sua ideia com eles para ver se conseguem identificar! Bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Monica.Vá trabalhando diariamente deixando manusear e visualizar que os alunos aprendem brincando.

      Excluir
  11. Como trabalhar o nome? pego a ficha todos os dias e mostro por exemplo: Maria Faço a primeira letra de vermelho e as demais de preto e falo assim esse é o nome da Maria começa com M M de Maria e assim?

    ResponderExcluir
  12. No caso dessa atividade no maternal, o aluno é direcionado pela foto. Então coloco as fichas no chão e casa criança irá pegar a sua ficha.Na ficha eu peço para a criança mostrar para os coleguinhas apontando para a letra inicial B de Bianca. Após explorar bastante desta forma, ensino a comparar com o alfabeto na parede. Perguntado onde está a letrinha inicial da Bianca? Coloca a ficha do lado , vamos comparar? Ela acertou? Vamos bater palminhas para ela...Depois de algum tempo coloco as letras iniciais dos alunos no chão e peço para pegar a letra inicial do próprio nome e do nome de alguns coleguinhas. Esse trabalho é naturalmente um pouquinho a cada dia , sem forçar a criança pois são pequenas.Fico surpresa como aprendem e começam a visualizar as letrinhas em placas, cartazes, roupas, folhetos ...etc.As mamães chegam relatando é muito gostoso!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns! Gostei muito das dicas professora>

    ResponderExcluir