Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

sábado, 25 de agosto de 2012

Plano de aula Folclore /Educação Infantil



Plano de aula/ Professora: Ivani Ferreira




Tema: Folclore


    JUSTIFICATIVA:

O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.

  1. OBJETIVOS:

·        Estimular a linguagem oral;

·        Conhecer diferentes histórias/lendas.

·        Fortalecer a musculatura

·        Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.



2ª Feira: Linguagem oral e escrita.

ü Ler o livro “A Lenda do saci”.








ü Contar a lenda explorando as imagens.

ü Observar que o saci só tem uma perninha;

ü Imitar sons das personagens que saci assustou( galinhas, cavalo);

ü Trabalhar a cor vermelha da touca do saci.


 Música: Linguagem musical e expressão corporal.



           O saci (cantar todos os dias)

CANTAR (RÍTMO ATIREI O PAU NO GATO)


O SACI VIVE NA MATA...TÁ...

ELE PULA.....LÁ

NUM PÉ SÓ..SÓ..SÓ...

SE DIVERTE...TE

O DIA INTEIRO...RO...

E ASSUSTA E ASSUSTA...

A VOVÓ...VÓ...VÓ!!!


 4ª Feira:Parlenda/A Noivinha do Saci


A NOIVINHA DO SACI
VEJAM COMO É...
COM TOUCA VERMELHINHA
PULANDO SÓ NUM PÉ
FUMANDO CACHIMBINHO
PARECE UMA CHAMINÉ.

Ler o texto com entonação e fazendo gestos.
Repetindo todos os dias para que os alunos aprendam a recitá-lo.


Coordenação motora e equilíbrio. Pular num pé só igual ao saci e sua noivinha.


5ª Feira: Linguagem musical e expressão corporal.

Brincadeiras de roda.
Onde está a margarida.
Fui na fonte do Itororó...


6ª Feira:Auditório.

Contar a lenda do saci utilizando fantoche.
Recitar o texto "A noivinha do Saci"
Cantar a música do Saci.
Apresentação de teatro de fantoches.




  

              Teatro folclore

(Texto curto e simples devido a idade/maternal 1 e 2)


Saci ) olá eu sou o saci...tenho uma perninha só.


CANTAR (RÍTMO ATIREI O PAU NO GATO)


O SACI VIVE NA MATA...TÁ...

ELE PULA.....LÁ

NUM PÉ SÓ..SÓ..SÓ...

SE DIVERTE...TE

O DIA INTEIRO...RO...

E ASSUSTA E ASSUSTA...

A VOVÓ...VÓ...VÓ!!!

Sereia) Eu sou a sereia , vivo só e do Saci tenho dó.


A IARA TÃO FORMOSA...SA...

TOMA SOL...SOL...SOL...

NA AREIA..IA...

TODO MUNDO...DO...

SE ENCANTA...TA...

COM O CANTO...COM O CANTO

DA SEREIA ...SEREIA!!!

Saci) A Sereia é uma menina loirinha ...loirinha! Adoro o seu cabelo.

Sereia)O Saci é um menino negro ele é muito travesso,em uma roda de capoeira ele perdeu uma perninha.

Saci)A sereia é um encanto...ela atrai os caçadores com o seu canto e leva-os para o fundo do mar..para nunca mais voltar!

Sereia) O saci é um pouco assustador,brincando ele causa terror. Ele assusta a vovó...assusta as galinhas no galinheiro...assusta e dá nó no rabo dos cavalos e sai fumando o cachimbinho e pulando numa perna só.

Sereia) Adeus  o saci!!!

Saci) Adeus o sereia!!!

Todos) Adeus companheiros, vamos brincar e curtir o folclore o ano inteiro.













Cantar musicas diversas...

POMBINHA BRANCA

Pombinha branca, que está fazendo?
Lavando a louça pro casamento
A louça é muita, sou vagarosa
Minha natureza é de preguiçosa

Pombinha branca, que está fazendo?
Lavando a louça pro casamento
Passou um homem
De terno branco
Chapéu de lado
Meu namorado

Mandei entrar
Mandei sentar
Cuspiu no chão!
Limpa aí seu porcalhão!



Avaliação: A avaliação acontecerá durante toda a semana através de diálogos, observação e registro.
Anexo: