Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Atividades 5º ano /vulcão, planetas...fósseis


O que são Vulcões?
      Os vulcões são montanhas que tem um buraco no topo. Esse buraco, chamado cratera, continua  em forma de um cone/túnel até o interior da Terra.
    De vez em quando, os vulcões entram em erupção! Começam a expulsar um líquido do interior da terra para a superfície, como se estivessem cuspindo fogo. O material que sai de dentro dos vulcões chama-se lava, um rio de rocha derretida, muito quente e vermelha.
    A  erupção de um vulcão tem consequências destruidoras, principalmente em lugares povoados. Entre os prejuízos estão a poluição do solo, da água e do ar, destruição da vegetação e de residências, além de  causar  doenças respiratórias e várias mortes.
           Maquete de um vulcão (5ºano)






           Sistema solar

         

         O Sistema Solar é composto de 8 planetas que orbitam nosso sol: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano ,Netuno. Além de planetas, o Sistema Solar também é composto de luas, cometas, asteróides, planetas menores, poeira e gás.

Tudo no Sistema Solar gira em torno de órbitas ou do sol. O Sol contém cerca de 98% de toda a matéria do Sistema Solar. Quanto maior um objeto, mais gravidade vai apresentar, e porque o Sol é tão grande, a sua poderosa gravidade, atrai todos os outros objetos do Sistema Solar em direção a ele.

Ao mesmo tempo, estes objetos, que estão se movendo muito rapidamente, tentam voar para longe do Sol, rumo ao vácuo do espaço sideral. O resultado dos planetas tentando ir para longe, ao mesmo tempo que o Sol está atraindo, é que eles ficam presos no meio do caminho.

Equilibrados nesse magnetismo constante, passarão a eternidade em órbita em torno de sua estrela-mãe.

Uma classe de cientistas, acreditam que o Sistema Solar evoluiu de uma gigantesca nuvem de poeira e gás, que entrou em colapso, sob o peso de sua própria gravidade, ao contrário das religiões que afirmam que a divindade foi quem criou o universo.

No entanto o que podemos confirmar é que o sistema solar inteiro, juntamente com as estrelas locais, que são visíveis numa noite clara, orbita o centro da nossa galáxia, como um disco espiral de 200 bilhões de estrelas a que chamamos Via Láctea.

.

Os Planetas Terrestres:

Os planetas terrestres são os quatro planetas mais interiores no sistema solar, Mercúrio, Vénus, Terra e Marte. São chamados de Terrestres, porque têm uma superfície compacta rochosa tal como a Terra. Os planetas Vénus, Terra e Marte têm atmosferas significativas enquanto Mercúrio a tem quase nula.

Os Planetas Gasosos:

Júpiter, Saturno, Úrano, e Neptuno são conhecidos por planetas Gasosos, porque são todos gigantescos comparados com a Terra, e têm uma natureza gasosa, parecido a Júpiter. Os planetas Gasosos também podem possuir pequenos núcleos sólidos.




O que são fósseis e qual a sua importância?

Fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, sedimentos, gelo ou âmbar. Preservam-se como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil. A palavra "fóssil" deriva do termo latino "fossilis" que significa "ser desenterrado". A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia. A fossilização raramente ocorre porque a matéria orgânica dos seres vivos tende a ser rapidamente decomposta. Logo, para que um organismo seja fossilizado, os restos devem ser rapidamente cobertos por sedimentos. Existem diferentes tipos de fósseis e diferentes processos de fossilização.





3 comentários: