Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Plano de aula "Dia dos Pais"



Tema: Dia dos Pais

     O Dia dos Pais pode ser uma boa oportunidade para trabalhar a valorização da figura paterna, bem como para refletir nas diversas configurações familiares.

Você já atentou para a composição familiar de seus alunos? 
Hoje é comum crianças morarem com os tios, apenas com a mãe ou o pai, com os avós, então provavelmente encontrará pelo menos um dos alunos com uma constituição familiar diferente. Essas variações são atestadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). De acordo com o Instituto, o termo ‘família’ inclui ligações por consanguinidade, dependência econômica e/ou residência em uma mesma casa e, também, grupos diferentes de pessoas que habitam o mesmo domicílio. As famílias que saem do formato “pai, mãe e filhos” atualmente tem sido reconhecidas valorizadas e respeitadas.

Objetivos:
Ø Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos.
Ø  Valorizar a figura paterna.
Desenvolvimento:
2ª Feira:   Leitura
 Na rodinha, apresentar uma caixa surpresa, contendo o livro Pinóquio.

·      Ler a história, fazendo gestos e dando ênfase a fala das personagens.
·       Conversar sobre verdade e  obediência ...Ressaltar que não devemos mentir ...devemos cultivar a honestidade!
















Conversar...
ü Qual o nome do criador de Pinóquio?
ü Quando Pinóquio falava mentira o  que acontecia com o seu nariz?
ü Gepeto era o papai de quem?
ü Por que Pinóquio fugiu?   (...)

   3ª Feira: Identidade e autonomia

                   Quebra cabeça
Trabalho individual (convidar uma criança de cada vez para montar o quebra cabeça do Pinóquio).

Artes:Atividade  para o caderninho.

4ª Feira: Atenção/concentração
              Filme
 Assistir ao filme Pinóquio,depois conversar sobre o tema.

Atividade feita pela tia Marlene(Manhã).




5ª Feira: De que o papai gosta?
Na rodinha conversar sobre o que o papai gosta de fazer.
ü Dirigir
ü Brincar
ü Passear
ü Ler jornal  ....

VAMOS CANTAR (Imitando o papai)


Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O Papai  dirige assim
O papai  dirige assim,
Assim, assim, assim, assim!

Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O Papai  telefona assim
O papai  telefona assim,
Assim, assim, assim, assim!
   Cantar acrescentando coisas que o papai gosta de fazer e que foram mencionadas na rodinha.

6ª Feira. Auditório
Teatro fantoche com a História "O Pinóquio".




Versinho para o papai.
Neste domingo de agosto,
Com todo afeto e carinho,
Quero abraçar com amor,
Meu querido Papaizinho
Levar lembrancinha  para o papai.

  Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.



Outras sugestões de planos de aulas "dia dos pais".

Livro:O homem que amava caixas.

https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2018/07/plano-de-aula-dia-dos-pais-educacao.html

Livro: Os Três ursos

http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2017/07/cachinhos-dourados-e-os-3-ursos.html

Plano de aula"Chapeuzinho Vermelho"

  
        EMEI Conceição de Itaguá -2011

Tema: Dia da avó/Chapeuzinho Vermelho

              
Justificativa
Trabalhando com os contos de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura.

OBJETIVO:

· Despertar o prazer em ouvir histórias
· Estimular a criatividade e imaginação;
· Desenvolver a expressão oral e corporal;

DESENVOLVIMENTO:

2ª Feira: Leitura

Ø Contar a história Chapeuzinho Vermelho
Ø Como dia 26 de junho foi o dia dos avós, conversar com os alunos sobre a vovó.

Chapeuzinho Vermelho
Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido porque desde pequenina gostava de usar chapéus e capas desta cor.
Um dia, sua mãe pediu:
- Querida, sua avó está doente, por isso preparei aqueles doces que estão na cestinha. Você poderia levar à casa dela?
- Claro, mamãe. A casa da vovó é bem pertinho!

- Mas, tome muito cuidado. Não converse com estranhos, não diga para onde vai, nem pare para nada. Vá pela estrada do rio, pois ouvi dizer que tem um lobo muito mau na estrada da floresta, devorando quem passa por lá.
- Está bem, mamãe, vou pela estrada do rio, e faço tudo direitinho!
E assim foi. Ou quase, pois a menina foi juntando flores no cesto para a vovó, e se distraiu com as borboletas, saindo do caminho do rio, sem perceber.
Cantando e juntando flores, Chapeuzinho Vermelho nem reparou como o lobo estava perto...

Ela nunca tinha visto um lobo antes, menos ainda um lobo mau. Levou um susto quando ouviu:
- Onde vai, linda menina?
- Vou à casa da vovó, que mora na primeira casa bem depois da curva do rio. E você, quem é?
O lobo respondeu:
- Sou um anjo da floresta, e estou aqui para proteger criancinhas como você.
- Ah! Que bom! Minha mãe disse para não conversar com estranhos, e também disse que tem um lobo mau andando por aqui.
- Que nada - respondeu o lobo - pode seguir tranquila, que vou na frente retirando todo perigo que houver no caminho. Sempre ajuda conversar com o anjo da floresta.
- Muito obrigada, seu anjo. Assim, mamãe nem precisa saber que errei o caminho, sem querer.
E o lobo respondeu:
- Este será nosso segredo para sempre...
E saiu correndo na frente, rindo e pensando:
(Aquela idiota não sabe de nada: vou deitar no lugar da vovozinha e comer todos os docinhos dela.
 ... Uhmmm! Que delícia!)
Chegando à casa da vovó, o lobo bateu na porta:
- Vovó, sou eu, Chapeuzinho Vermelho!
- Pode entrar, minha netinha. Puxe o trinco, que a porta abre.
- o lobo entrou e prendeu a vovozinha dentro do armário, depois o lobo colocou a roupa e os óculos da vovó e se deitou no lugar dela.
Chegando à casa da vovó, Chapeuzinho bateu na porta:
- Vovó, sou eu, Chapeuzinho Vermelho!
- Pode entrar, minha netinha. Puxe o trinco, que a porta abre.
A menina pensou que a avó estivesse muito doente mesmo, para nem se levantar e abrir a porta. E falando com aquela voz tão estranha...
Chegou até a cama e viu que a vovó estava mesmo muito doente. Se não fosse a touquinha da vovó, os óculos da vovó, a colcha e a cama da vovó, ela pensaria que nem era a avó dela.

- Eu trouxe estas flores e os docinhos que a mamãe preparou. Quero que fique boa logo, vovó, e volte a ter sua voz de sempre.
- Obrigada, minha netinha (disse o lobo, disfarçando a voz de trovão).
Chapeuzinho não se conteve de curiosidade, e perguntou:
- Vovó, a senhora está tão diferente: por que esses olhos tão grandes?
- É para te olhar melhor, minha netinha.
- Mas, vovó, por que esse nariz tão grande?
- É para te cheirar melhor, minha netinha.
- Mas, vovó, por que essas mãos tão grandes?
- São para te acariciar melhor, minha netinha.
(A essa altura, o lobo já estava achando a brincadeira sem graça, querendo comer logo sua sobremesa. Aquela menina não parava de perguntar...)
- Mas, vovó, por que essa boca tão grande?
- Quer mesmo saber? É prá te comer!!!!
- Uai! Socorro! É o lobo!
A menina saiu correndo e gritando, com o lobo correndo bem atrás dela, pertinho, quase conseguindo pegar.
Por sorte, um grupo de caçadores ia passando por ali bem na hora, e seus gritos chamaram sua atenção.
 O caçador amarrou o lobo e libertou a vovozinha do armário.
.
- Viva! Vovó!
E todos comemoraram a liberdade conquistada, até mesmo a vovó, que já não se lembrava mais de estar doente, caiu na farra.
O lobo mau já está preso. Agora tudo tem festa: posso caçar borboletas, posso brincar na floresta."



Ø Após contar a história chapeuzinho Vermelho e conversar sobre as personagens da mesma. Deixar os  alunos manusearem o livro e fazer o reconto( geralmente deixo dois alunos fazer o reconto após a história lida, uma vez  que a turma tem 26 alunos).

3ª Feira: Linguagem Musical e expressão corporal.

Cantigas de "Chapeuzinho Vermelho"
(João de Barro)
(Chapeuzinho)
Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente
...

(Lobo Mau)
Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas pra fazer mingau
Hoje estou contente, vai haver festança
Tenho um bom petisco para encher a minha pança
...
(Caçadores)
Nós somos os caçadores e nada nos amedronta
Damos mil tiros por dia, matamos feras sem conta
Varamos toda floresta, por mares e serranias
Caçamos onça pintada, pacas, tatus e cotias
...
(Chapeuzinho)
O lobo mau já morreu, agora estamos em festa
Posso brincar com as crianças
E passear na floresta
Ø Cantar  a música acompanhando a coreografia.
4ª Feira: Explorando ambientes.
 Vamos passear na floresta? Essa é uma brincadeira do tempo da vovó e as crianças adoram.


Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou tomando banho
Seu lobo não pega ninguém
Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou me enxugando
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo as meias
Seu lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a cueca
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a calça
Seu lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a camisa
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou calçando os sapatos
Seu lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou colocando o cinto
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou escovando os dentes
Seu lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou penteando o cabelo
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou colocando a gravata
Seu lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou passando o perfume
Seu lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Agora eu já estou pronto
Eu vou pegar alguém( todos correm do lobo).
Orientação:
Espaço: qualquer um, até em apartamento.

Duração: até todos terem sido “lobos”.

REGRAS: Sorteia-se uma criança para ser o “lobo”. Ela vai ficar fora da roda formada por todas as outras crianças. Uma das que estão na roda canta: “Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem. Tá pronto, seu lobo?” Aí o lobo responde: “Não, tô tomando banho” (ou fazendo qualquer outra coisa). Na quinta ou sexta vez que a pergunta for feita, o lobo responde que está pronto e aí sai correndo atrás das crianças, que desmancham a roda e correm também. O lobo tenta pegar uma delas que vai virar o lobo a seguir. Não vale se deixar pegar de propósito, a ordem é dificultar as coisas para o lobo.
5ª Feira:  Faz de Conta
        Teatro de Fantoches.

Ø Contar a história “Chapeuzinho Vermelho”utilizando fantoches de varetas.

Ø Deixar os alunos fazerem a fala das personagens com a ajuda da professora.





6ª Feira: Dramatização da história.



Ø No pátio, contar a história  fazendo a dramatização da mesma, com os alunos caracterizados de acordo com as personagens.







Ø Dentro do cestinho da Chapeuzinho Vermelho colocar docinhos de verdade que serão degustados por todos, após o teatro.

Avaliação: Avaliar através da observação e registro, verificando se os alunos participaram e interagiram no decorrer das atividades.
 

Anexos:  Fantoches




Dedoches