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Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

terça-feira, 24 de maio de 2011

Plano de aula Tema:Dengue


Tema: Dengue   (sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas)
Objetivo geral 
Desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita dentro do contexto atual.

Objetivos específicos:

  • Pesquisar sobre o mosquito transmissor;
  • Conhecer as causas e consequências da dengue
  • Relacionar a dengue com a falta de higiene ambiental;
  • Despertar a consciência da responsabilidade de cada um no processo de prevenção e combate a dengue;
  • Promover a mudança de comportamentos da comunidade, levando-a a tomar atitudes concretas no combate a doença.

1º Momento: Produção oral
Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema em questão, através de
 conversa informal, com todos conversas informais “na rodinha”. 
Utilizando um cartaz  ou vídeo com o mosquito da dengue, lançar questões:

Qual foi o bichinho que acabamos de ver?
  • Ele transmite uma doença .Alguém sabe o nome dela?
  •  Quem já ouviu falar? Quando? Onde? Quem falou?
Permitir que os alunos se expressem contando suas experiências, relatando seus conhecimentos a respeito.
Aumentar as perguntas de acordo com a conversa, interesses e faixa-etária dos alunos.
Listar num cartaz os conhecimentos prévios.
  • Verificar o que os alunos tem curiosidade de saber?
Listar, também num cartaz, as dúvidas provisórias dos alunos e combinar com eles que juntos descobrirão todas as respostas.


  • Os agentes de saúde falarão sobre como é transmitida a dengue.
  • Dramatização (como se prevenir da dengue)
  •  Brincadeiras (cuidar de uma boneca que está “dengosa” – quais são os sintomas e como tratar)
   
2º Momento: Linguagem oral e escrita:
  • Rodas de conversas utilizando textos informativos em jornais e revistas.
  • Produção coletiva - os alunos falam a respeito do tema, criam histórias, poesias ou textos informativos e o(a) professor(a) organiza as falas sendo o escriba;
  • Estudo da letra D – identificar através de pesquisas em jornais e revistas velhas, falar outras palavras que iniciam com D, nomes de alunos que iniciam com D, escrita espontânea da letra, identificar e escrever em maiúscula e minúscula.
  • Listar palavras que iniciam com a letra D.
3º Momento:   Natureza e Sociedade:
  • Convidar os agentes de saúde para falar sobre o tema/ como é transmitida a dengue.
  • Elaborar cartazes para conscientizar a população/ colegas e espalhar pela escola e comunidade.
  • Representar através de desenhos e brincadeiras noções de prevenção a dengue;
  • Ampliar noções de higiene e saúde a partir do estudo sobre sintomas e efeitos da dengue;
4º Momento:Artes plásticas:
  • Criar cartazes e folders sobre o tema através de desenhos e técnicas de recorte e colagem;
  • Criar dobraduras e máscaras do mosquito,
  • Desenhos, pinturas e modelagens relacionados ao tema.
5º Momento:Música e Movimento:
  • Cantar, dançar e dramatizar com base no tema em questão;
  • Desafiar os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos ajudando a conscientizar outros alunos, sua família e os moradores da comunidade, além de prevenir cuidando das plantas e examinando os terrenos.
6º Momento:Matemática:
  • Observar gráficos e tabelas/e ou elaborar gráfico com os casos de dengue da escola.
  • Contar letras da palavra DENGUE;
  • Seriação, classificação e contagem/utilizando mosquitos (figuras previamente preparadas pelo professor);
  • Representar a quantidade de mosquitos ditadas pelo professor através de desenhos;
  • Identificar mosquitos grandes e pequenos, na frente de, atrás de, no lado esquerdo e direito, em cima e embaixo (de forma lúdica com base no mosquito previamente preparado pelo professor para realização da atividade).
Avaliação: avaliar a participação,os trabalhos realizados , apresentação de teatro, dança ,paródia...

domingo, 22 de maio de 2011

Plano de Aula sobre Musicalização Infantil/Maternal 2

 


EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ/ 2011
PLANEJAMENTO SEMANAL  TURNO: TARDE
PROFESSORA: IVANI FERREIRA Data: 15 à 20/05

Tema: Musicalização Infantil

Justificativa: Não dá pra imaginar um mundo sem sons. Se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, os pássaros e as cigarras cantando lá fora, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia, galo cantando no galinheiro, boi berrando no pasto e tantos outros.
      Uma bela forma de ensinar músicas para as crianças a partir de elementos e situações já vivenciadas por elas, podemos colocá-las em contato com todos os tipos de sons e mostrar a elas como o mundo seria esquisito se não tivesse o despertador e o telefone tocando, a música para cantar e até a fala que não teria razão de ser. Fazer as crianças imitar com a boca, os sons dos objetos e do que estão ao seu redor, faz com que ela tenha maior observação sobre o mundo em que vive e a desenvolver desde cedo a sensibilidade para a música.
Este é o princípio de tudo.
Objetivos:
    O principal objetivo da musicalização infantil não é o ensino da teoria musical, nem a formação de um instrumentista.
     Musicalizar é....
Ø  Sensibilizar os alunos pelo gosto musical;
Ø  Criar condições para que o aluno possa refletir e  entender a música como fonte de prazer e conhecimento.
Ø  Estimular a criatividade, a percepção, a coordenação e o convívio social do aluno.
Ø  Desenvolver a discriminação auditiva,
Ø  Aproveitar as variadas formas dos materiais, transformando-os em instrumentos musicais.
Conteúdos: Interdisciplinar o assunto em várias áreas:
ü Música/linguagem oral
ü Artes/movimento/expressão corporal

       Sequência didática e possíveis intervenções:

2ª feira: Percepção auditiva(sons/ruídos).

Escurecer a sala apagar as luzes e fechar as cortinas.
Deitar no chão(utilizando colchonetes ou tapete) e ouvir diferentes sons/ruídos(Cd para relaxamento).

ü Barulho de água/cachoeira
ü Canto dos pássaros
ü Assovios....

   Após essa atividade, conversar na rodinha a sobre os diversos sons que podemos ouvir no ambiente.

ü Pessoas conversando
ü Barulhinhos de vasilhas na cozinha
ü Galo cantando no quintal do vizinho
ü Cachorro latindo
ü Telefone tocando.
ü Criança gritando....

O ambiente possui vários tipos de ruídos, alguns são agradáveis e outros desagradáveis ao nosso ouvido.
Brincadeiras de roda. Brincar de corre cutia.


3ª Feira:  Ler o livro “A Banda dos Filhotes”.





ü Ouvir  a história e os sons dos instrumentos musicais, no livro.
ü Observar o cenário.
·        Ursinho tocando tambor
·        Guaxinim tocando flauta
·        Gatinho tocando piano/teclado
·        Cachorrinho tocando trompete
·        Cavalinho, cachorrinho e gatinho tocando triângulo.
·        Hipopótamo tocando a tuba.
  
   Pedir par fechar os olhinho e identificar os sons...tambor, flauta, piano...
Brincar de bandinha com alguns  dos instrumentos citados na história.

Brincadeiras de roda. Cantar onde está a margarida.

4ª Feira: Conhecendo o teclado

 Cantar:Os instrumentos musicais.
   (ritmo de ciranda cirandinha)
São tantos e diferentes
Os instrumentos musicais.
Cada um toca o que sente
Mas são todos especiais.
RefrãoTum, tum, tum faz o tambor
Dó, Ré, Mi o xilofone
Plim, plim, plim toca o piano    
Pó, pó, pó grita o trombone.  (Bis)  
Todos juntos, é uma festa
Sem nenhum desafinar
Cada nota sempre certa
Ao compasso sem parar.
A flauta chora baixinho
Ri contente o trompete
Brinca feliz a viola
Cantarola o clarinete.
Cantar várias vezes,junto aos alunos.

Observação:A música faz parte da vida da criança diariamente, então nós vamos observar e se possível, filmar as manifestações musicais naturais dos alunos.(cantando  pintinho amarelinho,atirei o pau no gato, brincando de roda,serra serra serrador...)
5ª Feira: Foi na loja do mestre André.

    "Foi na loja do mestre André
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!

Foi na loja do mestre André..."
Que eu comprei meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Tum...tum...t
um meu tamborzinho
Ai olé!
Ai olé!

Cantar fazendo gestos.

Brincadeiras de roda. Cantar fui na Bahia buscar meu chapéu.

6ª Feira: auditório.

Comemoração “abertura Oficial do projeto”

“Cantando a gente brinca
Brincando a gente aprende”
ü Apresentação dos instrumentos musicais realizada pela professora Cláudia.
ü Apresentação  musical realizada pelos alunos do berçário,maternal 1,2 e 3.

Atividade Cênico Musical.

domingo, 15 de maio de 2011

Atividades matemática para 2º período.












Como fazer um plano de aula?

Roteiro para plano de aula

·         Tema: é o que será abordado na aula.

·         Objetivos: são as atitudes a serem desenvolvidas pelos alunos, isto é, o que os alunos devem aprender com a aula. Os objetivos são descritos sempre no infinitivo, pois diz respeito às ações a serem realizadas pelo aluno.

·         Conteúdo: é o que será ensinado/trabalhado. 

·         Materiais: são os recursos necessários para o desenvolvimento da aula. Dependem das estratégias que serão utilizadas para se atingirem os
   objetivos propostos.

·         Procedimentos didáticos: são as atividades ou estratégias desenvolvidas
     de acordo com os objetivos propostos. Podem ser descritos numa
     sequência didática, encadeando as atividades de acordo com os
     interesses e necessidades de cada faixa etária (é fundamental que se conheçam as necessidades dos alunos, em cada estágio de
     desenvolvimento, do bebê à idade adulta). As intervenções do professor
     no decorrer da aula também podem ser previstas no plano de aula.

·         Avaliação: é o procedimento realizado para se averiguar se os objetivos propostos foram atingidos. Dessa maneira, o professor pode fazer, com mais segurança e eficácia, as modificações necessárias para as próximas aulas.
Observação: 
 
  Um plano de aula não é um modelo a ser seguido rigorosamente.
   É a previsão do que será a aula, portanto, pode acorrer  como o planejado
    pode mudar no decorrer da aula, conforme as circunstâncias do momento, disposição dos alunos, do professor, do interesse despertado pelas
   atividades propostas, etc. Da mesma maneira que o planejamento, o plano de aula é dinâmico e deve ser adaptado conforme a aula transcorre,
  procurando atender às necessidades do momento, fazendo intervenções junto aos alunos, a fim de garantir que os objetivos da aula sejam atingidos,
   tornando-a agradável e produtiva. Uma aula é sempre um processo coletivo,
   pois não existe ensino sem aprendizagem, nem aprendizagem sem
   ensino, assim como não existe processo ensino-aprendizagem sem uma boa relação professor-aluno.





sábado, 14 de maio de 2011

Quem canta seus males espanta....


A garotada entra no ritmo com as danças de roda (Revista nova escola)
As crianças rodopiam e cantam canções que têm temas pra lá de variados: barata, peixe, feiticeira... Além de ser um ótimo exercício físico, essa brincadeira ajuda a desenvolver a fala.
Mais que passatempos, as brincadeiras de roda desenvolvem a expressão oral, a audição e o ritmo dos pequenos. Enquanto rodam no pátio, cantando as divertidas canções, eles ainda se exercitam, trabalhando o equilíbrio e a coordenação motora. Vale um lembrete: é importante que os alunos conheçam a coreografia tradicional das cirandas como forma de preservar nossa cultura. Mas incentive as adaptações e a criação de movimentos. Assim, você mantém o interesse da garotada em alta.


A CANOA VIROU Esta roda é diferente: tem gente de frente e de costas. O desafio é não perder o passo

MÚSICA
A canoa virou,
Por deixá-la virar,
Foi por causa do Pedrinho,
Que não soube remar.

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar,
Tirava o Pedrinho
Do fundo do mar.

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram cantando somente a primeira parte da música até
o verso “Que não soube remar”. Elas trocam “Pedrinho” pelo nome de um colega.
O escolhido se solta, vira-se de costas para o centro da roda e dá as mãos novamente
para os vizinhos. A cantoria recomeça e o grupo vai elegendo um a um os companheiros
até que todos tenham sido chamados e estejam de costas. Ainda girando, eles começam
a cantar a segunda parte da canção, chamando novamente os colegas, um a um.
O escolhido se solta dos amigos e volta à posição original. A brincadeira termina
quando todos estiverem novamente de frente para o centro da roda.


A CARROCINHA
Nessa brincadeira, a criançada gira pra lá e pra cá e até pula com uma perna só

MÚSICA
(bis)
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez.

(bis)
Tralalá,
Que gente é esta.
Tralalá,
Que gente má!

PARTICIPANTES No mínimo seis.
ORGANIZAÇÃO Duas rodas. A menor dentro da maior.
COMO BRINCAR As duas rodas giram em sentidos opostos cantando a música. Quando
chegam em “Que gente é esta”, cada um dos que estão na roda menor escolhe um colega da maior e, de braços dados, as duplas rodopiam. Depois, as crianças escolhidas trocam de lugar com as que estavam na roda menor. Há outra opção. Ao chegar ao verso “Que gente é esta”, todos soltam as mãos: os da roda maior batem palmas e os da menor, com as mãos na cintura e virados de frente para os seus companheiros, saltam ora com um pé, ora com outro.


A BARATA Que bicho! Só conta mentira e nem liga se ninguém acredita

MÚSICA A barata diz que tem
Sete saias de filó.
É mentira da barata,
Ela tem é uma só.

(bis)
Ah! Ah! Ah!
Oh! Oh! Oh!
Ela tem é uma só!

A barata diz que tem
Uma cama de marfim.
É mentira da barata,
Ela tem é de capim.

(bis)
Ah! Ah! Ah!
Oh! Oh! Oh!
Ela tem é de capim!

A barata diz que tem
Um sapato de fivela.
É mentira da barata,
O sapato é da mãe dela.

(bis)
Ah! Ah! Ah!
Oh! Oh! Oh!
O sapato é da mãe dela!

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda ou livre.
COMO BRINCAR As crianças cantam e, de mãos dadas, vão rodando ao ritmo da canção. Quando chegam no verso “Ah! Ah! Ah! / Oh! Oh! Oh!”, elas se soltam, param de rodar e fingem dar risadas. Depois, você pode estimular a garotada a criar outras coreografias para essa canção.
A GALINHA DO VIZINHO Ela é um espanto: bota ovo amarelo! Com ela, a turminha vai aprender a contar

MÚSICA A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.


A LINDA ROSA A cantiga tem princesa, rei e, claro, uma bruxa má

MÚSICA A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil,
A linda Rosa juvenil, juvenil.
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar,
Vivia alegre no seu lar, no seu lar.
Mas uma feiticeira má, muito má, muito má,
Mas uma feiticeira má, muito má
Adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim,
Adormeceu a Rosa assim, bem assim.
Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais,
Não há de acordar jamais, nunca mais.

O tempo passou a correr, a correr, a correr,
O tempo passou a correr, a correr.
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor,
E o mato cresceu ao redor, ao redor.
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei,
Um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a Rosa assim,
bem assim, bem assim,
Que despertou a Rosa assim, bem assim.

PARTICIPANTES No mínimo seis.
ORGANIZAÇÃO Três crianças representam a Rosa, o rei e a feiticeira. As demais se organizam em roda, com a Rosa no centro.
COMO BRINCAR As crianças cantam a cantiga em roda representando alguns trechos. Quando chegam ao verso “Adormeceu a Rosa assim...”, a feiticeira entra no círculo e joga um feitiço na Rosa, que “dorme” deitando no chão. Ao cantar “E o mato cresceu ao redor...”, as que estão na roda mostram o mato crescido esticando os bracinhos sobre a Rosa. No final, a Rosa e o rei saltam ou fazem um corrupio mostrando o quanto estão felizes.


A MÃO DIREITA A ciranda termina com um abraço no amigo. Quem ganha o carinho vai para o centro

MÚSICA A mão direita tem uma roseira,
A mão direita tem uma roseira,
Que dá flor na primavera,
Que dá flor na primavera.

Entrai na roda, ó, linda roseira!
Entrai na roda, ó, linda roseira!
Abraçai a mais faceira,
Abraçai a mais faceira.

A mais faceira eu não abraço,
A mais faceira eu não abraço,
Abraço a boa companheira,
Abraço a boa companheira.

PARTICIPANTES No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO Em roda, com um do lado de fora.
COMO BRINCAR Enquanto a roda gira, quem está do lado de fora segura o braço direito de um colega acompanhando o sentido da roda. No verso “Entrai na roda, ó, linda roseira!”, a criança que estava fora vai para o centro do círculo. A última quadrinha é cantada só por ela, que escolhe um colega para abraçar, como diz a letra. O eleito será o seu substituto.
 AI, EU ENTREI NA RODA
Não é preciso saber dançar para entrar nessa roda que abre e fecha

MÚSICA
(estribilho)
Ai, eu entrei na roda
Para ver como se dança,
Eu entrei na “rodadança”,
Mas não sei dançar.
Sete e sete são quatorze,
Com mais sete, vinte e um,
Tenho sete namorados,
Só posso casar com um.

Todo mundo se admira
Da macaca fazer renda,
Eu já vi uma perua
Ser caixeira de uma venda.
Lá vai uma, lá vão duas,
Lá vão três pela terceira,
Lá se vai o meu amor,
De vapor pra cachoeira.

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR Na hora do estribilho, as crianças param e dão alguns passos em direção ao centro. Em seguida, voltam, de costas, à posição inicial e recomeçam a girar.


ATIREI O PAU NO GATO
Os pequenos giram e cantam, mas o que mais eles gostam é de imitar o berro do gato

MÚSICA
Atirei o pau no gato-to,
Mas o gato-to não mor reu-reu-reu.
Dona Chica-ca admirou-se-se
Do berro, do berro que o gato deu:
Miau!

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças cantam e rodam. No final, agacham e gritam “miau!”


CACHORRINHO ESTÁ LATINDO
Quem está no centro da roda pula num pé só. O resto bate palmas, desenvolvendo o ritmo

MÚSICA
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.

Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!

PARTICIPANTES No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO Em roda com uma criança no centro.
COMO BRINCAR A turma gira e canta. No verso “Ô esquindô lê, lê!”, as crianças batem palmas. A do centro escolhe um colega. Os dois cantam essa parte pulando ora com um pé, ora com outro. A criança do centro cede o seu lugar para a escolhida da roda e todos recomeçam
CARANGUEJO Será que caranguejo é peixe? Aqui não importa

MÚSICA
Caranguejo não é peixe,
Caranguejo peixe é.
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré.

Ora, palma, palma, palma!
Ora, pé, pé, pé!
Ora, roda, roda, roda,
Caranguejo peixe é!

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram e, no verso “Ora, palma, palma, palma!”, todas batem palmas; em “Ora, pé, pé, pé!”, batem os pés no chão; e ao cantar “Ora, roda, roda, roda”, giram de mãos dadas até o fim da música. No último verso, “Caranguejo peixe é!”, elas agacham.


CARNEIRINHO, CARNEIRÃO O rei manda e os “súditos” obedecem: ajoelham, levantam e sentam

MÚSICA Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se ajoelhar.
Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se levantar.

Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se sentar.
Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se levantar.

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda ou livre.
COMO BRINCAR O grupo canta, roda e faz o que diz a letra: ajoelha, levanta e senta.


CIRANDA, CIRANDINHA A meninada recita um verso no fim da música. Quem conhece as quadrinhas mais bonitas?
MÚSICA Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar.
Vamos dar a meia-volta,
Volta e meia v amos dar.

O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou

Por isso, dona Ana,
Entre dentro dessa roda,
Diga um verso bem bonito,
Diga adeus e vá-se embora.

PARTICIPANTES No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram e cantam. No verso “Por isso, dona Ana”, elas colocam o nome de um colega, que entra na roda e, assim que termina a canção, recita um verso.

 DE ABÓBORA FAZ MELÃO O doce pode ser de qualquer sabor, mas é preciso mexê-lo direitinho

MÚSICA (bis)
De abóbora faz melão,
De melão faz melancia.
(bis)
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá,
Faz doce de maracujá.

(bis)
Quem quiser aprender a dançar
Vai à casa de seu Juquinha.
(bis)
Ele pula, ele roda,
Ele faz requebradinho.

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR No verso “Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá”, as crianças imitam uma pessoa mexendo com uma colher em uma panela. Depois, dão as mãos e voltam a girar até o verso “Ele pula, ele roda”. Nesse momento, elas fazem o que a letra da música manda: pulam, giram no próprio lugar e requebram com as mãos na cintura.


ESCRAVOS DE JÓ Atenção, muita atenção para não errar os movimentos

MÚSICA Escravos de Jó
Jogavam o caxangá:
Tira, põe,
Deixa ficar!

MATERIAL Uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno.
PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em círculo, sentados no chão.
COMO BRINCAR Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todas tiram a pedrinha da frente do colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam “Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso “Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.


EU SOU POBRE, POBRE
Duas crianças dançam em vaivém. Enquanto isso, as demais torcem para serem escolhidas
MÚSICA Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré, marré, marré,
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré deci.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré,
Eu sou rica, rica, rica,
De marré deci.

Eu queria uma de vossas filhas,
De marré, marré, marré,
Eu queria uma de vossas filhas,
De marré deci.
Escolhei a qual quiser,
De marré, marré, marré,
Escolhei a qual quiser,
De marré deci.

Eu de pobre fiquei rica,
De marré, marré, marré,
Eu de rica fiquei pobre,
De marré deci.
PARTICIPANTES No mínimo quatro.
ORGANIZAÇÃO Duas crianças de frente: a mãe rica e a pobre. As demais ficam atrás da mãe pobre.
COMO BRINCAR A mãe pobre anda em direção à rica e canta os primeiros versos. Ao chegar perto, ela se afasta. A segunda quadra é cantada pela outra, que avança em direção à pobre. Elas se alternam até a rica escolher alguém. Essa canta a última parte da música e tudo recomeça.
CARANGUEJO Será que caranguejo é peixe? Aqui não importa

MÚSICA
Caranguejo não é peixe,
Caranguejo peixe é.
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré.

Ora, palma, palma, palma!
Ora, pé, pé, pé!
Ora, roda, roda, roda,
Caranguejo peixe é!

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram e, no verso “Ora, palma, palma, palma!”, todas batem palmas; em “Ora, pé, pé, pé!”, batem os pés no chão; e ao cantar “Ora, roda, roda, roda”, giram de mãos dadas até o fim da música. No último verso, “Caranguejo peixe é!”, elas agacham.


CARNEIRINHO, CARNEIRÃO O rei manda e os “súditos” obedecem: ajoelham, levantam e sentam

MÚSICA Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se ajoelhar.
Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se levantar.

Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se sentar.
Carneirinho, carneirão-neirão-neirão,
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão,
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor,
Para todos se levantar.

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda ou livre.
COMO BRINCAR O grupo canta, roda e faz o que diz a letra: ajoelha, levanta e senta.


CIRANDA, CIRANDINHA A meninada recita um verso no fim da música. Quem conhece as quadrinhas mais bonitas?
MÚSICA Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar.
Vamos dar a meia-volta,
Volta e meia v amos dar.

O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou

Por isso, dona Ana,
Entre dentro dessa roda,
Diga um verso bem bonito,
Diga adeus e vá-se embora.

PARTICIPANTES No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram e cantam. No verso “Por isso, dona Ana”, elas colocam o nome de um colega, que entra na roda e, assim que termina a canção, recita um verso.

FUI NO ITORORÓ
O escolhido pelos amigos vai para o centro da roda, mas logo leva alguém para dançar com ele

MÚSICA
Fui no Itororó,
Beber água, não achei.
Achei bela morena
Que no Itororó deixei.
Aproveita, minha gente,
Que uma noite não é nada.
Se não dormir agora,
Dormirás de madrugada.

Ó, dona Maria,
Ó, Mariazinha,
Entrarás na roda,
Ficarás sozinha!
Sozinha eu não fico
Nem hei de ficar
Porque tenho Pedro
Para ser meu par.

(bis)
Põe aqui o seu pezinho,
Bem juntinho ao pé do meu
E depois não vá dizer
Que você se arrependeu.

PARTICIPANTES No mínimo quatro.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR O grupo troca “Maria” e “Mariazinha” pelo nome de um colega, que entra na roda. Esse escolhe um outro para dançar com ele colocando o pé à direita e à esquerda do pé.


MARCHA, SOLDADO Um atrás do outro, os pequenos vão marchando

MÚSICA Marcha, soldado,
Cabeça de papel!
Quem não marchar direito
Vai preso pro quartel.

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em fileiras.
COMO BRINCAR As crianças marcham enquanto cantam a música.


O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
Briga, reconciliação e... lágrimas

MÚSICA
O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada.
O cravo saiu ferido
E a rosa despedaçada.

PARTICIPANTES No mínimo seis.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram cantando. Duas, no centro, representam o cravo e a rosa.
 ONDE ESTÁ A MARGARIDA?
Corrida, palmas e representação. Esses são os ingredientes dessa brincadeira

MÚSICA
Onde está a Margarida?
Olê, olê, olá!
Onde está a Margarida?
Olê, seus cavaleiros!

Ela está em seu castelo,
Olê, olê, olá!
Ela está em seu castelo,
Olê, seus cavaleiros!

Eu queria vê-la,
Olê, olê, olá!
Eu queria vê-la,
Olê, seus cavaleiros!

Mas o muro é muito alto,
Olê, olê, olá!
Mas o muro é muito alto,
Olê, seus cavaleiros!

Tirando uma pedra,
Olê, olê, olá!
Tirando uma pedra,
Olê, seus cavaleiros!

Uma pedra não faz falta,
Olê, olê, olá!
Uma pedra não faz falta,
Olê...

Apareceu a Margarida,
Olê, olê, olá!
Apareceu a Margarida,
Olê, seus cavaleiros!

PARTICIPANTES No mínimo cinco.
ORGANIZAÇÃO Em círculo: um junto ao outro, representando um muro. Uma criança fica no centro, no papel de Margarida, e outra do lado de fora.
COMO BRINCAR A que está fora canta a primeira estrofe e corre sozinha em volta da roda. Quando termina, as que estão na roda cantam a segunda. Depois, se alternam nas próximas duas. Em “Tirando uma pedra”, o de fora escolhe um colega, dá a mão a ele e, juntos, dão voltas. A muralha responde com a próxima quadra. Assim segue até que todas as “pedras” sejam tiradas.


PASSA, PASSA, GAVIÃO
O que faz um cavaleiro ou um carpinteiro? As crianças imitam esses e outros trabalhadores

MÚSICA
(estribilho)
Passa, passa, Gavião,
Todo mundo passa.

Os cavaleiros fazem assim,
Os cavaleiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.

Os carpinteiros fazem assim,
Os carpinteiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.

Os sapateiros fazem assim,
Os sapateiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram e cantam sempre imitando um ofício.


 PEIXE VIVO
Com a letra na ponta da língua, os pequenos vão se divertir inventando cenas e passos de danças

MÚSICA
Como pode o peixe vivo
Viver fora d’água fria?
Como pode o peixe vivo
Viver fora d’água fria?

Como poderei viver?
Como poderei viver?
Sem a tua, sem a tua,
Sem a tua companhia.

Os pastores desta aldeia,
Já me fazem zombaria,
Por me ver assim chorando,
Por me ver assim chorando,

Sem a tua, sem a tua,
Sem a tua companhia.

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Livre.
COMO BRINCAR As crianças cantam a música enquanto encenam ou dançam livremente.
SAMBA LELÊ
A garotada acompanha a música com palmas. Quem está no centro mostra que tem samba no pé

MÚSICA Samba Lelê tá doente,
Tá com a cabeça quebrada.
Samba Lelê precisava,
É de umas boas palmadas.
Samba, samba, samba, ô Lelê!
Pisa na barra da saia, ô Lalá!

Ó, morena bonita,
Como é que se namora?
Põe o lencinho no bolso,
Deixa a pontinha de fora.
Samba, samba, samba, ô Lelê!
Pisa na barra da saia, ô Lalá!

Ó, morena bonita,
Onde é que você mora?
Moro na praia Formosa,
Digo adeus e vou-me embora.
Samba, samba, samba, ô Lelê!
Pisa na barra da saia, ô Lalá!

PARTICIPANTES No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO Em roda com uma criança no centro.
COMO BRINCAR No final de cada quadra, as da roda batem palmas e quem está no centro samba


CURURU
Cada um representa um sapinho diferente durante a cantiga

MÚSICA
Sapo cururu
Na beira do rio.
Quando o sapo grita, ó, maninha!
É que está com frio.

A mulher do sapo
É que está lá dentro
Fazendo rendinha, ó, maninha,
Pro seu casamento.

PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Livre.
COMO BRINCAR As crianças cantam a música enquanto encenam ou dançam livremente.


SE ESTA RUA FOSSE MINHA Os pequenos giram e esperam ser escolhidos por quem está no centro

MÚSICA Se esta rua,
Se esta rua fosse minha,
Eu mandava,
Eu mandava ladrilhar,
Com pedrinhas,
Com pedrinhas de brilhantes,
Para o meu,
Para o meu amor passar.

Nesta rua,
Nesta rua tem um bosque,
Que se chama,
Que se chama solidão.
Dentro dele,
Dentro dele mora um anjo,
Que roubou,
Que roubou meu coração.

Se eu roubei,
Se eu roubei teu coração,
Tu também,
Tu também roubaste o meu,
Se eu roubei,
Se eu roubei teu coração,
É porque,
É porque te quero bem.

PARTICIPANTES No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO Em roda com uma criança no centro.
COMO BRINCAR A última parte é cantada apenas por quem está no centro. Quando termina de cantar, ela abraça um colega que a substitui.


 SENHORA DONA SANCHA De olhos vendados, dona Sancha escolhe um colega e tenta adivinhar quem é ele

MÚSICA Senhora dona Sancha,
Coberta de ouro e prata,
Descubra seu rosto,
Queremos ver sua cara.

Que anjos são esses,
Que andam rodeando
De noite e de dia,
Padre-Nosso, Ave-Maria!

Somos filhos de um rei,
E netos do visconde
E o “seu” rei mandou dizer
Para todos se esconder.

PARTICIPANTES No mínimo quatro.
ORGANIZAÇÃO Em roda, com uma criança no centro.
COMO BRINCAR A roda canta a primeira quadra. De olhos vendados, quem está no centro canta a segunda. As crianças cantam a última, param e trocam de lugar. A de olhos vendados toca um colega e tenta reconhecê-lo. Se acertar, vai para o seu lugar. Se não, a brincadeira recomeça.


TEREZINHA DE JESUS As crianças giram e, no fim da música, quem está no centro escolhe seu substituto

MÚSICA Terezinha de Jesus,
De uma queda,
Foi ao chão.
Acudiram três cavalheiros,
Todos os três de chapéu na mão.

O primeiro, foi seu pai,
O segundo, seu irmão,
O terceiro, foi aquele
Que a Tereza deu a mão.

PARTICIPANTES No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO Em roda com uma criança no centro.
COMO BRINCAR O grupo gira cantando. No fim da cantoria, a criança do centro puxa para o meio a que deverá substituí-la.
                                                                                                  (Revista nova escola)
CONSULTORIA: LILIANE CARVALHO DE SOUZA, PROFESSORA DE PSICOMOTRICIDADE DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; E MARIA LÚCIA CRUZ SUZIGAN, ESPECIALISTA NO ENSINO DE MÚSICA PARA CRIANÇAS, DE SÃO PAULO