Quem sou eu

Minha foto
Mineira,professora graduada em Normal Superior e Letras,posgraduada em psicopedagogia e supervisão escolar. Atualmente estou atuando como supervisora pedagógica , do maternal 3 ao 5º ano. Sejam bem vindos(as)!!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Plano de aula "Dia das Bruxas".

        
EMEI Conceição de Itaguá -2011
Plano de aula/ Professora: Ivani Ferreira
Turno: Tarde
   
      Tema: Dia das Bruxas( halloween)

Atenção!!!Conte historinhas durante a semana, relacionadas a Bruxas Boas, para tirar a imagem de que  toda bruxa é má.




Objetivos: ler imagem, relacionando-a com o título do livro; descrever personagens; construir a identidade de cada personagem a partir de suas características físicas.


2ª Feira: Leitura do livro de Filó e Marieta da autora Eva Furnari


         Iniciar questionando sobre o que aparece na ilustração da capa: os alunos deverão descrever personagens, relacionando imagem com o título da obra. Enfim:
-Quem é Filó e quem é Marieta?
-Como a Filó está vestida?
-E a Marieta?
-Qual a cor do cabelo delas?
-Alguém já viu gente assim?
-Quem será que são elas?
-O que elas vão fazer?
Os alunos perceberão  que Filó carrega um presente, escondido às costas - sem que Marieta consiga ver o embrulho. É necessário que se construa o sentido da cena...Mantenha sempre uma postura de desconfiança, dialogando sempre:
-Será que é isso mesmo?
-Como você sabe? -O que é que a Filó está escondendo?
-Uma caixa? Um embrulho? Um presente?
-Por que é um presente?
-Para quem é esse presente? Por quê?
-Ela vai dar um presente para Marieta?
-E por que Filó esconde?
-A Marieta sabe que vai ganhar presente?
-Por quê?
E o que será que tem dentro da caixa? O que vocês imaginam? Para a gente ter certeza, o melhor é ler o livro, não é mesmo?

Leitura do Livro






























Após a leitura de Filó e Marieta de Eva Furnari, comece conversando sobre o que os alunos acharam da história; perceba como se dá a compreensão, se as crianças conseguem retomar as principais relações de causa e efeito que geram expectativa e humor. A conversa pode ir fluindo de maneira espontânea, para que todos possam expressar o entendimento que tiveram da obra.
   Boa diversão!!!!
3ª Feira: Poesia

 Que sujeira!!!

Casa de bruxa tem rato,
sapo, morcego e coruja.
Pra que é que serve a vassoura,
se a casa dela é tão suja?

Pedro Bandeira

4ª feira: Música

Ô bruxinha
Músicas Infantis





Ô bruxinha bonitinha
Da vassoura de capim
Me carrega pros espaços
Abra os braços só pra mim
(2x)


Quem disse que as bruxas são feias
Alcéias, maméias e tal
Não sabem que nas luas cheias
Elas mudam o seu visual


E vestem camisas e meias
Que acham lá no meu varal
E depois cantam como as sereias
Fazem festa, alegria geral


Ô bruxinha bonitinha
Da vassoura de capim
Me carrega pros espaços
Abra os braços só pra mim
(2x)


Nós dois lá em cima sozinhos
Varrendo as estrelas do céu
Cá embaixo nossos amiguinhos
Fazendo o maior escarcéu


Os pássaros deixam os ninhos
As abelhas dão um tempo no mel
E assim cantam todos bichinhos
Viva a bruxa de capa e chapéu


Ô bruxinha bonitinha
Da vassoura de capim
Me carrega pros espaços
Abra os braços só pra mim
(2x)




5ª Feira: Arte/Dobradura

   Bruxinha

6ª Feira:Teatro "A Linda Rosa Juvenil" 




















 Hallowen(31 de outubro):Contar a história"João e Maria".


















                                               Fantoches para a história.
                Festinha do dia das bruxas.

             Comemorar com  doces, balas,pirulitos, igual da história João e Maria. Enfeitar a sala com balões pretos ..morcegos...etc.





Avaliação: A avaliação acontecerá durante toda a semana através de diálogos, observação e registro.

Um comentário:

  1. oi adorei o plano de aula sobre as bruxas, preciso de outra sugestão, o que achas de falar sobre a abóbora que faz parte do halloween mas falando sobre a importancia dos vegetais.

    ResponderExcluir