Quem sou eu

Minha foto
Mineira,professora graduada em Normal Superior e Letras,posgraduada em psicopedagogia e supervisão escolar. Atualmente estou atuando na educação infantil(maternal 1),amo os meus pequenos. Sejam bem vindos(as)!!!

domingo, 7 de agosto de 2011

Plano de aula para Berçário




PLANO DE AULA/ Berçário

PROFESSORA: Valdilene
TURMA: BERÇÁRIO
TURNO: Manhã


  1º MOMENTO:CHEGADA/RECEBIMENTO



  2º MOMENTO: HORA DA MAMADEIRA



ATIVIDADE: A mamadeira

*Promover o desenvolvimento cognitivo e da linguagem.



   Anuncie para a criança que ela vai tomar a mamadeira.Toque suavemente na bochecha com o dedo para provocar o reflexo de rotação.Cante,fale e converse com ela durante esse momento mágico.

   Favoreça o contato pele a pele e a fixação do olhar.Faça ruídos que chamem a sua atenção.



 3º MOMENTO:RODINHA

Ambiente acolhedor para o momento de contar histórias

Música: Se você está pronto (Ritmo:Se você está feliz...)



Se você está pronto,sente aqui!

Se você está pronto,sente aqui!



Nesta alegre e bela sala

Vamos começar a aula

Se você está pronto,sente aqui!



Como é bom na escolinha estar!

Pra aprender a cantar, a brincar

E sonhar...

Como é bom na escolinha estar!



HISTÓRIA COM FANTOCHE (inventada pela professora)



Em seguida as crianças manuseam livros de histórias -livros de pegar,de escutar e olhar (confeccionados com plásticos, panos e espuma).



  4º MOMENTO: HORA DO SONINHO MATINAL

*Promover a tranqüilidade e a paz interior.



   Cante acalentos para a criança,durante os momentos nos quais ela está pegando no sono.Use sua voz melodiosa e cada vez mais suave.



Dorme,dorme,meu bebê

Dorme um sono tranqüilo

Dorme,dorme,meu amor

Meu bebê encantador



Nana,nenê,

Que a cuca vem pegar

Papai foi pra roça

Mamãe já vai voltar



O bercinho vem

O bercinho vai

A criancinha dorme

Pensando no papai



Este menino bonito

Já quer dormir,

Fecha os olhinhos

E volta a abrir



OBS.: AO DESPERTAR



ATIVIDADE: O silêncio

*Promover a autonomia.



   Esta atividade poderá ser desenvolvida quando o bebê acabar de despertar ou quando for capaz de ficar sozinho por uns instantes,desfrutando de um brinquedo ou sem brinquedo algum.

   Promova esses instantes entregando a ele alguma coisa que chame sua atenção. Ensine a ele que há coisas que podem ser observadas do berço.



 5º MOMENTO: FRUTA

Estimular o prazer de alimentar-se e o gosto pelas frutas.

Usar expressões verbais: “Que delícia! Humm! Que gostoso!”

Aproveitar o momento e trabalhar o nome da fruta,sua cor,tamanho etc.



  6º MOMENTO: EDUCAÇÃO SENSORIAL (visual)



No pátio da escola, faça bolhas de sabão.

Deixe a criança observá-las e tentar pegá-las com as mãos.



  7º MOMENTO: HORA DO ALMOÇO



   Acomodar os bebês nos locais para alimentar de acordo com a idade.(no carrinho,cadeira de bebê, colo, chiqueirinho)

   Fazer a oração e cantar músicas relacionadas a alimentação.



Estimular o prazer de alimentar-se e o gosto dos alimentos.

Usar expressões verbais: “Que delícia! Humm! Que gostoso!”





AVALIAÇÃO: Através da observação e registro no caderno de acompanhamento individual dos bebês.


 

PLANO DE AULA/ Berçário

PROFESSORA: Valdilene
TURMA: BERÇÁRIO
TURNO: TARDE
DATA: 11/03/2010




 1º MOMENTO:HORA DO BANHO



   Momento agradável, acompanhado de conversas, músicas(A canoa virou,o sapo não lava o pé etc)livros,brinquedos (de preferência os que flutuam)etc.

   Massagem,estimulação das palmas das mãos e dos pés,movimento na água,tocar nas partes do corpo e falar o nome para a criança.


  2º MOMENTO: HORA DA MAMADEIRA



ATIVIDADE: A mamadeira

*Promover o desenvolvimento cognitivo e da linguagem.



   Anuncie para a criança que ela vai tomar a mamadeira.Toque suavemente na bochecha com o dedo para provocar o reflexo de rotação.Cante,fale e converse com ela durante esse momento mágico.

   Favoreça o contato pele a pele e a fixação do olhar.Faça ruídos que chamem a sua atenção.



3º MOMENTO: ESQUEMA CORPORAL



ATIVIDADE: Massagem com bexiga



Tempo: 10 minutos com cada criança;

Espaço: sala de aula com colchonetes, berço ou trocador;

Idade: 1 mês a 2 anos;

Material: bexigas ou esponja macia e água





Objetivos:

-Acalmar;

-Desenvolver a consciência corporal;

-Promover um sono tranqüilo;

-Estimular o vínculo afetivo entre educador e criança;



Descrição:

Coloque  um pouco de água em temperatura ambiente dentro de uma bexiga (não encher muito para não ficar pesada).

Se o clima ajudar, deixe o bebê somente com fralda em local tranqüilo, com luz difusa e música suave. Passe a bexiga ou a esponja delicadamente pelo corpo da criança, fazendo uma massagem suave com movimentos circulares.



OBSERVAÇÃO: Na hora das trocas pode ser feito massagem,estimulação das palmas das mãos e dos pés etc. Ao vestir a criança,nomeie alguma parte do corpo e diga em voz alta: Seu dedo, adoro o seu dedo e em seguida beije o dedo (pode ser feito em outras partes do corpo).



4º MOMENTO: HORA DO SONO VESPERTINO



 5º MOMENTO: RODINHA (socialização)



JOGO DO DADO COM FOTOS DAS CRIANÇAS



A professora joga o dado e pergunta:Quem é esse bebê?

Esse bebê é o (diz o nome) e coloca ele no colo dela.


 5º MOMENTO: HORA DA FRUTA



Estimular o prazer de alimentar-se e o gosto pelas frutas.

Usar expressões verbais: “Que delícia! Humm! Que gostoso!”

Aproveitar o momento e trabalhar o nome da fruta,sua cor,tamanho etc.



7º MOMENTO: FUNÇÃO SEMIÓTICA (Jogo Simbólico - atividade espontânea)



ATIVIDADE: CESTA DE TESOUROS



Na sala de aula ou em outro espaço da escola,coloque as crianças sobre um tapete ou colchonetes e no centro deixe disponível um cesto ou caixa com vários brinquedos e objetos.

O professor observa cada criança e suas atitudes diante do que estão vivenciando.



Ao observar bebês com objetos contidos na cesta de tesouros, podemos perceber quantas coisas diferentes eles fazem com eles, olhando, tocando, apanhando-os, colocando-os na boca, lambendo-os, batendo com eles no chão, juntando-os, deixando-os cair, selecionando o que atrai e descartando o que não lhe interessa.



Por meio do brinquedo e da brincadeira simbólica, o bebê pode desenvolver a imaginação, a confiança, a autoestima e a cooperação. Sendo também um meio de expressão.



  8º MOMENTO: PREPARAÇÃO PARA A SAÍDA


 AVALIAÇÃO: : Através da observação e registro no caderno de acompanhamento individual dos bebês.






































































5 comentários:

  1. Que show heim?
    Muito bacana...

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei muito do seu trabalho e por falar q me ajudou bastante.
    Abraço
    Mary

    ResponderExcluir
  3. Muito bonita sua forma de trabalhar com os,pequenos!!!!Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?? Adorei seu blog, irei precisar muito dele.
    Você tem um modelo de rotina onde anotamos se comeu, banho, evacuou, banho, dormiu, etc dos bebês. Se tiver um modelo pode enviar para o meu e-mail mcristinaalmeidaprieto@gmail.com estou perdida é a primeira vez que pego essa turminha gostosa.

    Desde já agradeço
    Cristina

    ResponderExcluir