Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Plano de aula: Animal doméstico/ cão

EMEI Conceição de Itaguá -2011
     Plano de aula /maternal 2
 Professora:Ivani Ferreira

Tema: Animal doméstico/cãozinho.

Os animais domésticos estão presentes no dia-a-dia da maioria das pessoas. O que poucos sabem é que essa relação é muito antiga. O primeiro animal a ser domesticado pelo homem foi o cão. Depois, vieram o boi, a cabra, o carneiro, o elefante, o gato, o cavalo e todos os outros que conhecemos atualmente. Além de fornecer alimentos, esses animais serviam de companhia e ajudavam os grupos humanos primitivos a sobreviver em segurança. Com o tempo, muitas espécies tornaram-se também "de estimação", conquistando o carinho  e a admiração de seus donos. Nesta semana vamos conhecer um pouco mais sobre o melhor amigo do homem, que é o cão.
Objetivos:
Ø Conhecer animal doméstico/cão.
Ø Observar as características de um caõzinho.
Ø Vivenciar a experiência de receber a  visita de   um cãozinho na escola.
2ª feira: Ler o livro “A Amizade custa pouco da autora  Gessy Carísio de Paula.

Amizade custa pouco e vale muito... É uma verdade! Mas somente para quem usa de boa vontade! Na casinha do cachorro, lá no fundo do quintal, veio esconder um gatinho com medo do temporal! O cãozinho não gostou da sua presença ali.
Rosnou, latiu, empurrou:- Já pode sair daqui!- A minha casa é pequena, não dá espaço pra dois! Onde já se viu combinarem cão e gato!... Ora, pois
O gatinho respondeu com um olhar lacrimoso: - Não faça isto comigo, o tempo está tão chuvoso! - Logo que tudo cessar, você fica... eu pulo o muro, muito embora já esteja ficando tudo tão escuro! - A noite cai bem depressa e os trovões estão tão fortes... Tenha paciência comigo, deixe-me ficar, não se importe!


 Está bem, disse o cãozinho, com um ar muito importante, mas chegue bem lá pro canto e que não seja implicante! E o tempo foi passando... passando... a chuva caía, caía... o vento assobiando e a enxurrada escorria...

Pela porta da casinha começou a penetrar. O cãozinho se molhando, começou a se afastar... ...mais para o fundo da casa, onde se encolheu o gatinho.
Este só olhou por baixo e continuou bem quietinho! Não tinham uma coberta, nem um trapo pra se embrulhar... O jeito era, na certa, se enroscarem pra esquentar! Vez por outra, o cãozinho abria um olho só, para ver como o gatinho tremia... Fazia dó! E a dona do cãozinho não teve nem condição de levar-lhe um agasalho ou um prato de refeição...


Acanhado, o cachorrinho foi-se chegando, chegando, ao canto onde o gatinho se encolhia, ronronando! Chegou bem humildemente e pedindo de mansinho: - Posso deitar-me aqui, ao seu lado, bem juntinho? - A chuva está tão fria e a casa toda molhada... Só restou este cantinho livre dessas poças d’água! - Venha, dou-lhe meu lugar, você é o dono da casa... Foi gentil me abrigando, logo esta chuva passa..
Na troca de gentilezas do gatinho pro cãozinho, abraçaram-se e dormiram bem juntinhos, bem quietinhos!


Amanheceu um sol lindo, sorrindo num novo dia. O gatinho espreguiçou-se e, devagarzinho, saía... Não queria acordar o cãozinho que dormia... Tão tranqüilo e sossegado... Depois agradeceria...


Ao chegar á porta, então, ouviu a voz do cãozinho: - Não se vá, fique comigo, sempre fui muito sozinho! Dividirei com você minha casa, meu cantinho, meu leite, meu cobertor, meu quintal, meu brinquedinho! O gatinho aceitou, mesmo por não ter morada... Ficava só pelos muros ou casas abandonadas!


Desde então, naquela casa, lá no fundo do quintal, ouviam-se só latidos misturados a “miaus”! Eram os dois amiguinhos, brincando de esconde-esconde, ou, fugindo pela grade, iam pro parque, bem longe! Depois voltavam alegres, caminhando lado a lado... O povo até parava ver o inusitado: Um cãozinho todo preto e um gato muito branquinho, amigos, vivendo juntos, sem rixas... bem alegrinhos! Este exemplo, meus amigos, vem dizer muito pra todos: “Vale mais uma amizade... Inimizade é para tolos!” Usou de boa vontade com Mimoso, o gatinho... Afirmando esta verdade, Totó, o negro cãozinho!

 
Fonte: retirada da internet

 

* Converse com as crianças sobre “cãozinho”. Este é o momento de envolvê-los no tema do qual, provavelmente, gostam muito:
Ø Quem tem um cãozinho em casa?
Ø Como ele se chama?
Ø Qual é a cor do caõzinho?
Ø O que ele come?

3ª feira:Brincando e Aprendendo.
 Música-CACHORRINHO ESTÁ LATINDO
Projeto: Cantando a gente Brinca
               Brincando a gente aprende.

Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.

Brincadeira:

Quem está no centro da roda pula num pé só. O resto bate palmas, desenvolvendo o ritmo
PARTICIPANTES: No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO: Em roda com uma criança no centro.
COMO BRINCAR: A turma gira e canta. No verso “Ô esquindô lê, lê!”, as crianças batem palmas. A do centro escolhe um colega. Os dois cantam essa parte pulando ora com um pé, ora com outro. A criança do centro cede o seu lugar para a escolhida da roda e todos recomeçam.
A Carrocinha 

A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez.

Tra lá lá
Que gente é esta,
Tra lá lá
Que gente má !

4ª feira:Filme “O Gigante Cão Vermelho”
Assistir ao filme Clifford o Gigante Cão Vermelho.
Sinópse: Clifford e seus amigos saem em uma viagem pelo país  e  entram em um concurso de talentos para ganhar um estoque vitalício de Tummy Yummies. Juntamente com novos amigos, incluindo Shackelford o High-Flying Ferret e Rodrigo Chihuahua de Aço, eles trabalham juntos para tornar uma apresentação ruim em um sucesso! Como sempre, o grande amor de Clifford faz  todos vitoriosos.
Após o filme conversar com os alunos sobre :
Ø Os personagens do filme;
Ø A cor  e tamanho do cão;
Ø O concurso/foram vitoriosos ou não?
5ª feira: Artes/dobradura do cãozinho.

6ª feira Surpresa!!!  A visita do cãozinho.

Reunir os alunos no pátio e prepará-los para receber o cãozinho. Falar dos carinhos e cuidados com os animais...não apertar...não chutar nem deixar cair.

Ø No decorrer da visita sentir a textura/pelo do cãozinho.
Ø Quantas patas ele tem?
Ø Qual a cor dele?
Ø Alguém tem um cãozinho em casa?


2 comentários:

  1. Olá!
    Projeto maravilhoso! Parabéns!
    Tomei a liberdade de levar algumas ideias para o projeto que estamos desenvolvendo com crianças de 4 anos.
    Aproveitei para ser seguidora do seu blog.
    Abraço,
    Simonha

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Simonha sua aula deve ter ficado ótima. Professores com boa vontade, entusiasmo e pesquisadores.. geralmente dão um verdadeiro show em sala de aula. Volte sempre! Beijosss...

    ResponderExcluir