Quem sou eu

Minha foto
Mineira,professora graduada em Normal Superior e Letras,posgraduada em psicopedagogia e supervisão escolar. Atualmente estou atuando na educação infantil(maternal 1),amo os meus pequenos. Sejam bem vindos(as)!!!

domingo, 1 de maio de 2011

Plano de aula/ Tema:Dia das Mães

EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ /Maternal 2
PROFESSORA: IVANI FERREIRA   TURNO:TARDE
TEMA: Dia das mães.
Objetivos:
Ø Valorizar  a família.
Ø Conhecer diferentes histórias.
Ø Desenvolver a linguagem oral e expressividade.
Ø  Compartilhar informações.
Ø  Permitir à criança a descoberta de hipóteses.
Ø  Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação;
Ø Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais;
Desenvolvimento:
2ª Feira: Leitura do livro “Onde Estou”.
O livro “Onde Estou”, faz parte de uma coleção educativa  Aprendendo a se cuidar”.
      Ele traz a história da patinha Lara, que resolveu visitar seu amigo Cacá .Como Lara já havia ido até lá várias vezes de carro com a mamãe, ela pensou que sabia o caminho e  saiu de casa “escondidinha”  sem avisar a mamãe.  Sabe o que aconteceu? Lara se perdeu no caminho e começou a chorar. Um policial ajudou Lara a voltar para casa . Sua  mamãe estava   preocupada  e lhe deu um forte abraço . Lara aprendeu a lição.
           Sair de casa sem falar com a mamãe não pode não.

Conversar sobre o livro:
Ø Quem era Lara?
Ø Onde Lara foi passear?
Ø Lara avisou a mamãe que iria sair?
Ø No caminho o que aconteceu com Lara?
Ø O que Lara sentiu quando se perdeu?
Ø Quem ajudou Lara?
Ø Quando Lara chegou em casa, sua família ficou alegre ou triste?
Ø Depois que tudo passou, qual foi a lição que Lara aprendeu?
   Lembrar que a criança só pode sair de casa com um adulto e sempre tem que avisar a mamãe(ou outro responsável)  aonde está indo.

Deixar folhear o livro:
Incentivar o reconto:


  Explorando ambientes:

Andar  ao redor da escola e conversar sobre os perigos;
Ø Não pode ir pra rua sozinho, porque tem perigo de carros
Ø Não pode subir a escada para a piscina de bolinha sozinho.
Ø Não pode empurrar os coleguinhas nem morder.
Música: Patinho

Um patinho na beira da lagoa
Ele grita, ai que água boa!!

Bate as asas, choq, choq
Abre o bico, quac, quac, quac

Dois patinhos na beira da lagoa
Ele cochicha, ai que água boa!!
Bate o pé pé pé ré  pé pé
Bate o bumbum, bum bum bum..
3ª Feira: Música/Cinco Patinhos (Xuxa)
Assistir ao DVD,acompanhando a coreografia , fazendo gestos.




Cinco patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só quatro patinhos voltaram de lá.


Quatro patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só três patinhos voltaram de lá.

Três patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só dois patinhos voltaram de lá.

Dois patinhos foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas só um patinho voltou de lá.

Um patinho foi passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
Mas nenhum patinho voltou de lá.

A mamãe patinha foi procurar
Além das montanhas
Na beira do mar
A mamãe gritou: Quá, quá, quá, quá
E os cinco patinhos voltaram de lá.
Explorar a letra da música, conversando com os alunos.
·        Vocês gostam de passear com a mamãe?
·        Onde vocês gostam de ir?
Matemática:
Utilizar fantoches para trabalhar contagem e recitação de números.


Fazer dramatização;



4ª Feira: Identidade e autonomia. Após trabalhar na rodinha com a ficha do nome próprio e  as letras do alfabeto...

Conversar sobre  a mamãe:
Ø   Qual o nome da mamãe? (Tem aluno que não sabe o nome da mãe. Ele vai insistir em dizer “É MAMÃE”, então é necessário que a professora tenha em mãos o nome das mães de todos os alunos).

Ø     Com qual letrinha começa o nome da mamãe? (utilizar o alfabeto móvel)

Ø Montar no chão a palavra  MAMÃE.

Ø Com qual letrinha começa a palavra mamãe?

RECITAR A PARLENDA.

 BATATINHA QUANDO NASCE,
 ESPARRAMA  A RAMA PELO CHÃO
 MAMÃEZINHA QUANDO DORME 
 PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.

Música: Você Mamãe
Você que já me amava bem antes de eu nascer,
e sempre me ninava pra eu adormecer.
Você é um presente que Deus me deu,
aceite este presente meu
Você de mim cuidava até o sol se por,
e ao me deitar orava com todo seu amor.
Você è um presente que Deus me deu,
aceite este presente meu.
Você que é tão querida e me ama tanto assim,
 em toda sua vida vai se lembrar de mim.
Você é um presente que Deus me deu,
Aceite o meu presente eu.

 _Cantar várias vezes fazendo gestos.
 _Comentar que as mães são especiais ...são um presente de Deus e que os filhos
também são um presente para as mães.

5ª Feira:Todo bichinho tem sua mamãe ..

Todo bichinho tem sua mamãe .
Toda mamãe tem o seu bichinho.
O gatinho
O cachorrinho
O leãozinho
Até o ursinho
Todo bichinho tem sua mamãe .
Toda mamãe tem o seu bichinho
O pintinho
O passarinho
A lagartixa
Até o ratinho
Todo bichinho tem sua mamãe .
Toda mamãe tem o seu bichinho
O elefantinho
A girafinha
O macaquinho
E a formiguinha
Todo bichinho tem sua mamãe .
Toda mamãe tem o seu bichinho

Comentar sobre os animaizinhos:

O pintinho é filhotinho da galinha
O gatinho é filhotinho da gata... e assim sucessivamente.





Exploração e linguagem Plástica. Fazer arte.
·   Albinho para a mamãe.



Levar a flor para a mamãe.


 
6ª Feira: Linguagem musical e expressão corporal. 
MÚSICA:
Mamãe me plantou, mamãe me regou...
Mamãe me plantou, mamãe me regou, me fez crescer!
Mamãe é uma flor, mamãe é um amor, é o meu viver
Quem sabe um dia o mundo tivesse uma mãe assim
Pra poder cuidar de todas as crianças como cuida de mim!


  Cantar fazendo gestos.

Coordenação motora e equilíbrio: Brincar de mamãe posso ir?

A criança  pergunta: - Mamãe posso ir?
A professora(mamãe) responde:
·        Pode...com passinhos de formiga.
·        Pulando como sapinho sapinho.
·        Andando como elefante....



Avaliação: Avaliar através da observação e registro, verificando se os alunos participaram e interagiram no decorrer das atividades.


Anexos:
Mamãe Querida (Carrossel)

Quem é que antes de dormir, vai sempre no meu quarto
Me dar um beijinho?
Quem é que quando eu tenho medo
Está sempre ao meu lado
Não fico sozinho?
Ela me quer bem, ela é genial
É minha amiga querida e é muito legal
Quem é que se as vezes precisa me dar uma bronca
Fica chateada?
E quem é que sempre me avisa quando vou brincar
Para tomar cuidado?
Ela me quer bem...e é muito legal.
Mamãe, mamãe ah como eu amo você
Mamãe, mamãe pena que eu tenha que crescer.
Mamãe, mamãe juro que nunca vou te deixar,
Mamãe, mamãe, mamãe eu sempre vou te amar.
Quem é que quando estou doente
Me pega no colo e me dá um beijinho?
E quem é que fica contente
Quando vê um dez no meu caderninho?
Ela me quer bem....é minha amiga querida e é muito legal.
Mamãe, mamãe ah como eu amo você
Mamãe... eu sempre ou te amar.
  Cantar fazendo gestos e imitando a mamãe.




5 comentários:

  1. Estou admirada com o seu talento e entusiasmo.
    Quero que meu filho estude com você!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog! Parabéns! Me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Seu blog é muito rico de atividades...

    ResponderExcluir
  4. eu adorei esta ideia só nao consigo folhear o livro e achar o autor onde estou se possivel me mande muiiiiiiitttttoo obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu blog é bastante criativo e divertido, você inspira outros professores a darem o melhor de si, continue assim.

    ResponderExcluir