Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

sábado, 30 de abril de 2011

Projeto Boas maneiras...Bons Hábitos/Educação infantil

Projeto "Bons Hábitos"

Justificativa

Durante os seis primeiros anos de vida a formação de hábitos na criança é fundamental para a sua construção de identidade, por isso, o tema sugerido se torna relevante.

A turma do maternal 3 demonstrou a necessidade de um trabalho no sentido de formação de bons hábitos, pois, percebíamos a falta de limites, a pouca utilização de palavras como, obrigado, licença e desculpas e essas atitudes comprometiam o andamento das aulas.


Objetivo geral



  •   Melhorar o comportamento dos alunos em sala e em sociedade, através da reflexão sobre a importância dos bons hábitos.
Objetivos específicos
  •   Incentivar o respeito aos colegas
  •  Incentivar o uso das palavras mágicas (obrigado, por favor, com licença e desculpas),
  •   Desenvolver a capacidade de falar e ouvir
  •  Incentivar a participação reflexiva e a linguagem oral
  •   Incentivar o interesse pela música
  •   Desenvolver a atenção visual, concentração.
  •   Incentivar trabalho em grupo (cooperação)
  •   Incentivar o gosto pela leitura
  • Incentivar a função semiótica através de dramatizações.





Metodologia
a) Público-alvo: alunos do maternal 2 e 3
b) Duração: 02 semanas

c) Descrição das atividades:

1º momento: sondagem

  • Conversa informal sobre o tema na rodinha

2º momento: Leitura

  •   Selecionar um livro sobre o tema com a ajuda dos alunos
  • Realizar uma leitura em voz alta pelo professor
  •   Comentário sobre a leitura
  • Utilização de matriz sobre o tema
3º momento: Música


  • Selecionar uma música sobre o tema com a ajuda dos alunos.
  • Digitar a letra da música e explorar recursos de escrita (identificação de palavras, tipos de texto, etc.),
  • Cantar a música com os alunos

4º momento:


  •   Selecionar um filme sobre o tema
  • Assistir o filme com orientação (pausando e refletindo)
  •  Usar um Kraft e pedir que os alunos ilustrem o filme
  •   Pedi que cada criança apresente ao grupo sua ilustração

5º momento: dramatização


  • Organizar uma dramatização com a participação dos alunos
  •   Iniciar os ensaios
  •  Apresentar no dia da culminância

6º momento: cartaz de combinados


  • Confeccionar com os alunos um cartaz de combinados
  •   Realizar uma sondagem sobre o que é ser um garoto comportado
  •   Registrar no cartaz e afixar num local visível na sala

7º momento: concurso do coração



  •   Iniciar um concurso do coração
  •   Cada aluno que respeitar os combinados  no final da semana receberá um coração
  •   O aluno que ao final do mês receber mais corações será premiado
  •   O concurso poderá ser realizado durante todo o ano letivo

Culminância

No final da segunda semana de execução do projeto, como culminância os alunos apresentarão para o restante da escola a dramatização.

Avaliação
A avaliação será feita através de observação e registro do professor sobre o comportamento dos alunos. A auto-avaliação também poderá ser realizada ao final da aplicação do projeto.


Um comentário: