Quem sou eu

Minha foto
Mineira,professora graduada em Normal Superior e Letras,posgraduada em psicopedagogia e supervisão escolar. Atualmente estou atuando como supervisora pedagógica , do maternal 3 ao 5º ano. Sejam bem vindos(as)!!!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Plano de Aula: Tema - Dia do trabalho/1º de maio.

EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ – 2011
PLANEJAMENTO  DE AULA             DATA: 25 à 29/04/2011
PROFESSORA :  Ivani Ferreira   TURNO:   tarde

TEMA: Dia do Trabalho.
Objetivos:
      - Trabalhar datas comemorativas
     - Valorizar  o trabalho como forma dígna de sobrevivência
     -  Desenvolver a linguagem oral e expressividade.
     - Compartilhar informações.
     -  Permitir à criança a descoberta de hipóteses.
     - Enriquecer o imaginário infantil.
     - Fortalecer a musculatura
Desenvolvimento:
2ª Feira:Leitura do livro“A Cigarra e a Formiga”.


Conversar sobre o livro: A professora deverá instigar o aluno a emitir respostas.Para facilitar, poderá recorrer as páginas do livro e observar as ilustrações.
Ø Quais eram as personagens?
Ø O que a cigarra fazia?
Ø E as formigas o que faziam?
Ø Quando chegou o inverno o que aconteceu com as formigas?
Ø E o que aconteceu com a cigarra?
Ø Por que o trabalho é importante?

MÚSICA: A Formiguinha.

A FORMIGUINHA CORTA FOLHA E CARREGA
QUANDO  É PESADA  A OUTRA PEGA
OH QUE EXEMPLO  GLORIOSO,
A FORMIGUINHA ENSINANDO O PREGUISOSO.

Explorando ambientes:
  • Localizar algum formigueiro nos arredores da escola.
  • Levar as crianças para obsevar(de longe) as formigas andando em filas e carregando folhinhas para o formigueiro.
  •   Comentar sobre a organização e trabalho das formigas.
  • Lembrar que não devemos matar/pisar nas formiguinhas porque elas fazem parte da natureza...são seres vivos.

     

3ª Feira: Identidade e autonomia. Após trabalhar na rodinha com a ficha do nome próprio...

Conversar sobre profissões:
Ø  O papai e mamãe trabalham? O que eles fazem?
Ø Qual a profissão do papai?
Ø E da mamãe?

Leitura de imagens: Com a ajuda da professora e das estagiárias, procurar em jornais e revistas pessoas trabalhando, identificar profissões  e montar um mural( na altura das crianças porque elas gostam de apontar o dedinho para as imagens e falar"essa é minha" ou o nome das profissões.Isso estimula a linguagem oral).

4ª Feira: Faz de conta:
 Imitar diferentes profissionais/pessoas: O médico ou enfermeira examinando um paciente, a professora dando aula, a mamãe cuidando dos filhinhos, a costureira, telefonista...motorista..

VAMOS CANTAR:


Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O motorista faz assim
O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(médico/piloto/dentista/etc.)

Cantar fazendo gestos/ imitando as profissões...

5ª Feira: Minha enxadinha.


Trabalhar as estrofes da poesia, lendo várias vezes  fazendo os gestos de capinar, dar adeus....

Exploração e linguagem Plástica. Fazer arte utilizando tinta preta e folhinhas de árvores. Molhar a pontinha do dedo da criança na tinta e fazer duas bolinhas juntas (cabeça e corpo da formiguinha), depois é só colocar as anteninhas , perninhas e colar a folhinha na boquinha da formiguinha.


6ª Feira: Linguagem musical e expressão corporal. 

Apresentação teatral ,criada pela  professora Ivani Ferreira.
                          A cigarra e a formiga


Narrador: Em uma floresta muito alegre e divertida, viviam uma cigarra e várias formigas.
A cigarra cantava  alegremente embaixo de uma árvore.
Cigarra cantar:

Eu sou a cigarra
Sou muito cantadeira
Eu canto dia e noite
Eu canto a noite inteira.
Narrador: Enquanto isso as formigas trabalhavam carregando centenas de folhinhas para o formigueiro.
Então a cigarra perguntou:
Cigarra: _ Por que vocês trabalham tanto assim? Vocês deveriam ter uma vida mais fácil. Venham cantar comigo!
Eu sou a cigarra
Sou muito cantadeira
Eu canto dia e noite
Eu canto a noite inteira.

Formiga: _Não podemos, Nós estamos guardando comida para não faltar durante o inverno. Venha trabalhar com a gente!
  E a cigarra continuou a cantar...
Eu sou a cigarra
Sou muito cantadeira
Eu canto dia e noite
Eu canto a noite inteira.
Narrador: O inverno chegou, os flocos de neve caíram do céu sem parar. A cigarra não tinha o que comer. Tudo ficou congelado.
 Faminta, a cigarra bateu à porta do formigueiro, pedindo para entrar.
Cigarra: _Ajude-me, amigas, estou faminta!
Formigas:__Porque você não trabalhou, dona cigarra?
Cigarra: __Eu cantava para alegrar o trabalho de vocês, mas agora não tenho força,comida, nem abrigo.
Formiga:__Entre, vamos ajudá-la.
Narrador: As formigas ofereceram à cigarra um delicioso jantar e uma cama macia.
A cigarra ficou protegida dentro do formigueiro até o fim do inverno.
Veio a primavera, a cigarra agradeceu ás formigas e continuou a cantar, alegrando o trabalho delas.

Cigarra cantar
Eu sou a cigarra
Sou muito cantadeira
Eu canto dia e noite
Eu canto a noite inteira.
Máscaras:

                                 Modelos encontrados nas imagens do Picassa.

Coordenação motora e equilíbrio: Brincar de formiguinha disse:

  • Pular com os dois pés
  • Pular com um pé só
  • Imitar sapinho
  • Andar em fila
  • Andar agachado
  • levantar os braços
  • Deitar no chão...
Avaliação: Avaliar através da observação e registro, verificando se os alunos participaram e interagiram no decorrer das atividades.

22 comentários:

  1. Quanta criatividade!!!!
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. nossa que legal adorei !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa me apaixonei por este planejamento

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso, era tudo que eu procurava, várias ideias bem formuladas.
    Excelente trabalho, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Parabéns pelo trabalho! Queria fazer o mesmo com os meus alunos.

    ResponderExcluir
  6. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Parabéns pelo trabalho. Queria fazer o maesmo com os meus alunos.

    ResponderExcluir
  7. muito boas as ideias .obrigada pela ajuda e compartilhamento.

    ResponderExcluir
  8. parabéns eu e meus alunos adoramos as suas ideias.

    ResponderExcluir
  9. Nossa muito dez! Criatividade de sobra, meus alunos adoraram a ideia para trabalhar o Dia do Trabalhador. Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Excelente! Estou levando para os professores da escola onde trabalho.

    ResponderExcluir
  11. muito interessante e proveitosa, achei muito legal

    ResponderExcluir
  12. muito rico e interessante! Gostei achei super legal !!!!!!

    ResponderExcluir
  13. muito interessante e proveitosa, achei muito legal

    ResponderExcluir
  14. muito interessante e proveitosa, achei muito legal

    ResponderExcluir
  15. Obrigada!!! me tirou muitas dúvidas. Adorei!!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada!!! me ajudou bastante.Amei!!!

    ResponderExcluir
  17. muiiito bom!!!! Adorei

    ResponderExcluir