Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!! Instagram.com/professoraivaniferreiraoficial

domingo, 27 de março de 2011

Plano de aula /As unhas das oncinhas Mariela e Pintadinha (corpo e higiene)


Eixo: Corpo e higiene
Objetivos:
·       Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento.
·       Enriquecer o imaginário infantil;
·       Aprender hábitos de higiene.
2ª feira: Ler o livro”As unhas das oncinhas Mariela e Pintadinha
Autora Gina Borges.
Ø Ler a história, mostrando as imagens para as crianças.
Ø Imitar barulhos/ruídos da água na cachoeira...
Ø Pássaros voando;
Ø As oncinhas rolando;
Ø Falar sobre cuidados com as mãozinhas, igual as oncinhas...cortar as unhas...lavar as mãos...
Ø Simular que estão aparando as unhas e lavando as mãos para ficar limpinhas.
Quebra cabeça: mãos(Lembrar que as unhas ficam nas mãozinhas/dedinhos)
  •      Trabalhar com o quebra cabeça das mãozinhas (individual)

Cantar:
 Mariela...Mariela...
Eu gosto muito dela!
Pintadinha...Pintadinha..
Você é minha amiguinha!

Cortem as unhas...
Cortem a unhas...
Pra ficar limpinha!

Venha Mariela...
venha pintadinha
venha pro Maternal 
brincar com as criancinhas.

3ª feira: Trabalhar  quantidade .


Relembrar a história “As unhas das Oncinhas Mariela e Pintadinha”.
Ø Após os alunos lembrar partes da história, ler o livro novamente.
Ø Perguntar quantas oncinhas apareceram na história?
Ø Fazer o fantoche da Mariela e Pintadinha , distribuir no chão e perguntar :Quantas são as oncinhas?
Ø Colocar o numeral 2 , ao lado das figuras “Mariela e Pintadinha e Afixar na sala de aula.


Matemática: Deixar a criança organizar as figuras no chão.
Trabalhar os conceitos(pequeno , médio e grande).
 Perguntar:

  •     Qual oncinha é a maior?
  •     E a menor e a média.
  •     Quantas oncinhas tem no chão?Tirar uma ....e agora são quantas?


Cantar os Números (Xuxa)
Número um
Número um
Vamos começar assim
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguém aqui
Hahihahi
Número 2
Número 2
Ele vem depois do 1
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguém aqui
Hahihahi
Número 3
Número 3
Ele vem depois do 2
Faz tumtumtata
Faz tatatumum
É mais falta alguém aqui
Hahihahi.
ü Cantar observando a sequência de números expostos na sala de aula(1...2...3...)
4ª feira: Cor amarela
Observar o livro novamente, relembrando a história.
Ø Quais são as cores das oncinhas?
Ø Nós vamos fazer a massinha caseira tingindo de amarela e um pouco da massinha na cor marrom para fazer as pintinhas das oncinhas.
Ø Qual é a cor predominante (aparece mais) nas oncinhas?
Ø Ajudar na modelagem /escultura da oncinha.Depois brincar livremente.

5ª feira: Leitura e movimento.
  Era uma vez duas oncinhas chamadas “Mariela e Pintadinha”....elas gostavam de passear pela floresta.(caminhar)
 De repente elas ouviram o barulho de uma cachoeira(chuá...chuá).
Como estava calor elas resolveram nadar um pouco na cachoeira.(nadar)
Depois elas saíram correndo atrás dos passarinhos(correr)..
Pintadinha imitava os passarinhos batendo asas e cantando...(bater asas e cantar.piu..piu...)
Mariela era dengosa e manhosa...rolava pela grama com as perninhas para o ar.(rolar)
Depois de tanto brincar a mamãe onça chegava para das filhinhas cuidar:
- Mariela e Pintadinha vamos cortar as unhas?
E as unhas foram  aparar...(simular tesourinha com os dedinhos)...Porque doentinhas não queremos ficar!
Depois das unhas cortar, Mariela e Pintadinha foram se arrumar,elas tomaram banho, vestiram roupas, pentearam os cabelos, passaram perfume e foram com a mamãe passear.(fazer os gestos)
Tchau ...amanhã voltaremos para brincar!!!

                                                                        (Texto criado pela professora Ivani Ferreira)
Tato: comentar que através das nossas mãos sentimos o tato.
  • Colocar objetos macio, áspero na caixa de sensações e pedir para que os alunos peguem um objeto macio...áspero...
6ª feira: Auditório -História com fantoches das Oncinhas Mariela e Pintadinha”

Ø Conversar sobre o que as crianças aprenderam com as oncinhas.
Ø Lembrar dos hábitos de higiene, tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos e cortar as unhas.
Ø Levar para casa um bilhete orientando para lavar as mãos , cortar as unhas...

2 comentários:

  1. Olá vc pode me mandar essa narrativa.. as unhas das oncinhas...
    andreamc_tganan@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia...Foi trabalhado em 2011.Vou ver se localizo e lhe envio.

      Excluir