Quem sou eu

Minha foto
Brumadinho, MG, Brazil
Ivani Ferreira é professora e blogueira . Possui graduação em Letras pela Faculdade Asa de Brumadinho (2006), Normal Superior pela Universidade Federal de Montes Claros(2005), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal Castelo Branco (2007), Supervisão Pedagógica pela FINON (2008). Professora efetiva na rede Municipal de Brumadinho desde 2005, porém, atua na rede municipal com turmas da Educação Infantil , Ensino Fundamental 1 e 2 , desde o ano de 2002. Trabalhou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Leon Renault- Brumadinho/MG (2013- 2016). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil na EMEI Nair das Graças Prado em Brumadinho/MG. Sejam bem vindos(as)!!!

domingo, 20 de março de 2011

Poema:o menino azul

AULA DE LITERATURA
O MENINO AZUL


O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.

O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
- de tudo o que aparecer.

O menino quer um burrinho
que saiba inventar
histórias bonitas
(Cecília Meireles)


E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.

(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Rua das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.) 


com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.
ESTUDO DO TEXTO (Responda no caderno)
1-Que tipo de texto é esse? Que características do texto o levaram a essa conclusão?
2- Retire os pares de rimas presentes no texto.
3- Por que você acha que o menino quer justamente um burrinho e não outro animal?
4- Copie do texto os versos que revelam como o menino acha que é o mundo.
5- Essa forma de ver o mundo revela que característica do menino?
6- Observe os versos:

O menino quer um burrinho
   que saiba dizer
    o nome dos rios,
  das montanhas, das flores,
- de tudo o que aparecer.”
·       Explique porque o menino quer um burrinho que saiba tantas coisas.

7- Que significado tem no poema o fato de o menino não saber ler?
8- Observe a última estrofe e explique em que ela se diferencia das demais.
9- Dê sua opinião sobre a importância de saber ler e escrever. Como deve ser a vida de uma pessoa que não sabe ler nada e não assina o próprio nome?

UM POUCO DE GRAMÁTICA
1- Releia a 2ª e 3ª estrofes e, em seu caderno, transcreva as palavras que dão nomes aos seres (substantivos). Depois as separe em dois grupos: as femininas e as masculinas.
2- Observe a 1ª estrofe. Quando a autora escreve que quer um burrinho, ela quer dizer que:
a) o menino quer um burrinho determinado, único.
b) o menino quer um burrinho qualquer, desde que seja seu companheiro.
3- A partir de qual palavra foi possível chegar à conclusão acima?
4- Separe as palavras em sílabas e classifique-as quanto ao número de sílabas:
menino - burrinho – desses – não – corra – histórias – aparecer – dois - pessoas
5- Complete as palavras com r ou rr. Se necessário consulte o dicionário. Escreva-as no caderno:


ga__afeiro -ama__elado - a__umado - __epo__tagem - ata__efado - ge__ação
co__espondência - enca__egado - intei__o - có__ego - __elógio - en__olado
 embu__ado - ama__ado - bai__o – bu__o – sai__ão – núme__o – apa__ece
6- Observe os verbos destacados nas frases e responda às questões propostas:



FRASES

TEMPO VERBAL (presente,passado ou futuro)

PESSOA           (1ª, 2ª ou 3ª)
·       Ele não sabe ler.


·       E os dois sairão pelo mundo...


·       O menino ainda não encontrou o burrinho.




                                        

Um comentário: